O que mais se imagina quando falamos de trabalho remoto é que seu time vai ficar espalhado, ter pouco contato e acabar com a política de identidade da empresa, certo? Errado. Cada vez mais empreendedores compartilham as vantagens e benefícios que os remotos trouxeram para a saúde da equipe.
É verdade, talvez seu time não vá se reunir com frequência para um almoço coletivo, mas eles certamente terão outro tipo de integração. Dan Sines, CEO da Traitify, conta como migrar de um time completamente baseado em um escritório físico para uma estrutura com mais de 60% dos funcionários trabalhando remotamente trouxe benefícios para a empresa.
Ele explica que enquanto tinha um grande escritório, com uma estrutura robusta de dois andares, era muito difícil conseguir integrar os setores. Especialmente os que estavam em andares diferentes. Mesmo com mudanças e reorganizações, essa cultura continuava sendo difundida na empresa e poderia representar uma ameaça no futuro.
Contratar um time remoto é mais produtivo
Não conseguir manter a produtividade é um dos maiores medos de quem aposta no trabalho remoto. Mas Dan relata que a mudança fez a equipe muito mais produtiva. De cara, foi preciso explorar ao máximo o potencial da ferramenta escolhida, para que os funcionários fora e dentro do escritório se sentissem exatamente iguais, como se tivessem sentados lado a lado, mesmo com um oceano de distância entre eles.
Pequenas regras facilitam muito. Por exemplo, se para propor ou explicar algo, é necessário mais do que uma simples mensagem ou um curto e-mail, a solução é fazer uma chamada de vídeo o mais rápido possível. Isso faz com que as pessoas conversem bastante durante o dia, como se estivessem na mesma sala. Mas isso faz com que cada um avalie a urgência e prioridade do assunto. Preciso mesmo parar o trabalho do meu colega para fazer uma chamada ou posso esperar até ele estar livre? Esse tipo de pensamento faz com que a eficiência aumente muito.
Os benefícios de um modelo híbrido
Você não precisa ter uma empresa 100% home based para aproveitar os benefícios desse formato. O modelo híbrido tem se mostrado bastante eficiente. Por exemplo, alguns colaboradores podem trabalhar de forma muito produtiva estando fora do escritório, como desenvolvedores, por exemplo. Mas manter o time de vendas e atendimento ao consumidor junto pode trazer mais agilidade para questões práticas do dia a dia. Então, essa balança pode ser facilmente ajustada. Ainda assim, é importante lembrar que a flexibilidade faz seu funcionário mais feliz. Então, porque não permitir um ou dois dia de home office para seu time de escritório?
A empresa de Dan Sines aposta nesse modelo, mantendo a estrutura do escritório como um hub de ligação entre todos. Ele aponta que ter uma localização física ainda soa muito bem aos ouvidos dos investidores mais conservadores. Porém, para atrair os melhores talentos, é preciso estar aberto ao modelo mais moderno, que permita contratar em qualquer lugar do mundo.
Alguns empresários insistem em investir 100% em um dos formatos, perdendo a riqueza de mesclar vários modelos. Tendo regras claras e bem definidas, essa mistura pode trazer muito benefícios, conseguindo atrair tanto funcionários com muita experiência, quanto os jovens talentos.
Caso queira implantar este modelo de trabalho na sua empresa, conte com a HOM! Somos especialistas em trabalho remoto!
*Com informações de Fast Company
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.