Será que você está usando os modelos e tecnologias adequadas para reter os melhores talentos na sua empresa?
Se você está surpreso com essa pergunta, você não está sozinho. Antes da pandemia, os líderes normalmente usavam benefícios mais tradicionais, como salários atraentes para convencer os melhores talentos a ficarem na sua empresa. É claro que era importante oferecer às pessoas a tecnologia de que precisavam para desempenhar suas funções. Mas como a maioria dos funcionários trabalhava no escritório, os líderes não precisavam pensar nas necessidades de tecnologia além dos limites de suas quatro paredes – ou como isso impactava suas estratégias de crescimento.
No entanto, à medida que mais empresas fazem a transição para modelos de trabalho híbridos e flexíveis, os líderes também devem ampliar sua perspectiva sobre as necessidades de tecnologia. Infelizmente, poucos entenderam isso até agora.
Em uma pesquisa feita em 2021, por exemplo, um terço dos trabalhadores disse que seus empregadores não priorizaram investir em melhores tecnologias híbridas amigáveis ao trabalho que desenvolvem. Isso claro, faz muita gente querer sair dos seus empregos atuais.
Uma pesquisa mais atual, de 2022, descobriu que um terço dos funcionários diz que um dos principais fatores em seu desejo de mudar de emprego é a frustração de lidar com problemas de tecnologia de trabalho híbrido.
A lição é clara: se os líderes esperam manter os funcionários por perto, eles não podem ignorar ou subestimar a tecnologia necessária para criar uma experiência de trabalho híbrida perfeita.
A maior parte da tecnologia atual dos escritórios foi projetada com as necessidades da equipe totalmente presencial. Como a abordagem híbrida é mais recente, ainda não existem muitas ferramentas criadas para facilitar esse modelo. Então esse é sim um grande desafio das empresas.
Por exemplo, a sala de conferências do seu escritório provavelmente foi construída para participação em reuniões presenciais. Os participantes sentam ao redor de uma mesa enquanto o anfitrião da reunião usa um monitor e uma tela de projetor para apresentar ao grupo. Quando as pessoas foram mandadas para casa durante o auge da pandemia, as reuniões presenciais estavam fora de questão, o que significava que os participantes participavam via videoconferência.
Mas como é uma sala de conferência híbrida? Alguns funcionários podem participar da reunião do escritório, enquanto outros estarão remotos. Suas experiências de reunião serão muito diferentes e, sem o preparo adequado, podem trazer muitas dores de cabeça. Na verdade, 71% dos entrevistados dessa pesquisa de 2022 disseram que as reuniões híbridas são estressantes.
Como você preenche essa lacuna para garantir a participação e o envolvimento ideais de todos? Ainda não temos uma resposta pronta, mas sabemos que a maneira como as empresas usam a tecnologia para facilitar o trabalho híbrido pode significar a diferença entre os funcionários permanecerem ou buscarem outras alternativas.
Portanto, se você está migrando para o modelo híbrido, depois de algum tempo no totalmente remoto, é muito importante organizar as estratégias para que elas façam sentido e especialmente para que funcionem para todos os funcionários: os que estão e os que não estão nos escritórios.
A capacidade de trabalhar efetivamente de qualquer lugar é fundamental. Para garantir que sua força de trabalho híbrida seja tão produtiva e feliz quanto possível – e, por sua vez, sua empresa reter esse talento – você precisa implementar as soluções de tecnologia certas e disponibilizá-las para todos.
Se precisar da nossa ajuda para descobrir quais são as preferências dos seus funcionários e oferecer os ajustes mais adequados, conte com a equipe da homeoffice.com.br para tornar isso uma realidade!