A Volkswagen AG está ampliando a flexibilidade para trabalhar em casa, com os funcionários podendo escolher quais 4 ou 5 dias por mês desejam passar no escritório.
Desde 2016, os trabalhadores da gigante automotiva alemã têm aproveitado a flexibilidade do trabalho remoto, permitindo que as pessoas trabalhem fora do escritório por até 4 dias por semana. Quando as restrições à pandemia aumentam, os funcionários podem pedir para agrupar os dias de escritório em blocos, disse a VW.
“O futuro do trabalho na Volkswagen será híbrido”, disse Gunnar Kilian, membro do conselho responsável pelo RH, em um comunicado. O modelo cria um equilíbrio entre o trabalho remoto e a interação essencial entre os colegas no escritório à medida que se avança na transformação da indústria.
A Volkswagen emprega cerca de 100 mil pessoas na Alemanha. Cerca de metade desses trabalhadores se conectaram de casa desde que as medidas para conter a propagação do coronavírus foram introduzidas. A empresa amenizou algumas das restrições em meados de setembro de 2021, tornando uma opção o retorno ao escritório.
As novas regras foram acordadas entre a empresa e os representantes dos trabalhadores da VW. Apenas os funcionários cujos trabalhos podem ser realizados remotamente podem trabalhar em casa, disse a VW. A empresa administra a maior fábrica de automóveis do mundo em sua sede em Wolfsburg, que produz veículos como o Golf e o Tiguan.
Se sua empresa, assim como a Volkswagen, está pensando em implementar definitivamente o modelo flexível, apostando no modelo híbrido como carro-chefe, saiba que pode contar com a experiência da HOM.
Quer ajuda para definir uma política clara de trabalho remoto, com orientações adequadas sobre as possibilidades de um trabalho híbrido? Fale com a HOM. Somos especialistas em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes.
Precisa da nossa ajuda nesse momento? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]