Muitas pesquisas têm indicado que o modelo de tempo integral no escritório, cinco dias por semana, está com os dias contados. Estamos observando o que acontecem em outros países e logo deve ser replicado também no Brasil.
A era de trabalhar cinco dias por semana no escritório parece ter acabado na Austrália, com os maiores empregadores do país dizendo que os modelos de trabalho híbridos estarão consolidados mesmo depois que o perigo da pandemia passar.
Uma pesquisa realizada por The Age e The Sydney Morning Herald com 50 das maiores empresas do país, que empregam mais de 1 milhão de funcionários na Austrália e no exterior, revela que uma esmagadora maioria espera continuar permitindo que os funcionários trabalhem pelo menos parte da semana de casa assim que a pandemia acabar.
E isso é bom! O presidente da Comissão de Produtividade da Austrália e importantes economistas dizem que isso pode nos tornar mais produtivos.
“Em suma, acho que há boas razões para ser otimista quando se trata do impacto geral”, disse o presidente da Comissão de Produtividade, Michael Brennan, ao The Sydney Morning Herald e The Age. O professor de economia da Universidade de Michigan, Justin Wolfers, que atualmente está trabalhando em casa na Austrália, disse: “Todos estão em melhor situação – sem dúvida. A produção total aumentou”.
42 das empresas pesquisadas confirmaram explicitamente a adoção permanente de políticas de trabalho híbridas para funcionários em escritórios. As demais planejam ter muitos funcionários no escritório – na maioria das vezes devido a razões operacionais – embora também tenham políticas de trabalho flexíveis quando possível.
Das empresas que planejam adotar o trabalho híbrido, apenas sete declararam explicitamente um número mínimo de dias que esperam que os funcionários fiquem no escritório. CSL, Brambles, Tabcorp e Optus disseram que esperavam que sua equipe de escritório trabalhasse três dias por semana, e Afterpay, Westpac e Domino’s colocaram um mínimo de dois dias por semana no atendimento.
A revolução do trabalho flexível deve ser um dos legados mais duradouros da pandemia do coronavírus, com potencial para remodelar os locais de trabalho em todo o mundo.
No Brasil, já temos empresas fazendo movimentos nesse sentindo. O Banco BMG recentemente divulgou que nunca mais deve voltar ao modelo anterior e o trabalho híbrido já está sendo implementado. Locaweb também anunciou que a empresa terá mais de um modelo de trabalho, incluindo o híbrido e o 100% remoto.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Precisa da nossa ajuda nesse momento? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]r