Algo que a gente sempre falou por aí foi comprovado em uma pesquisa recente: o home office da pandemia não é nem de perto a experiência do home office em tempos normais. uma pesquisa da Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton Brasil mostrou que houve aumento na percepção de que a produtividade no home office é maior que no trabalho presencial, mas profissionais apontam dificuldades no bem-estar e no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Como sempre, a produtividade costuma aumentar trabalhando em casa. Mais de 58% dos respondentes afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office. Na primeira pesquisa, realizada em 2020, esse índice ficou em torno de 44%. É por isso que esse é o ambiente ideal para tarefas mais analíticas como relatórios e cálculos.
Os entrevistados falaram também sobre os principais desafios e obstáculos com relação ao trabalho:
- Maior volume de horas trabalhadas, apontado por 24%
- Dificuldade de relacionamento, apontada por 16%
- Dificuldade de comunicação, apontada por 16%
- Equilíbrio com demandas pessoais, apontado por 14%
A pesquisa também investigou quais são os medos relacionados ao trabalho remoto no futuro. Para 20,6% o maior deles é a perda de convívio social, seguida de maior carga de trabalho no modelo remoto (15,5%) e piora de comportamento por ausência de convívio (13,5%).
Depois de um ano em home office durante a pandemia, foi possível constatar a concretização de alguns receios e como a percepção sobre o aumento da produtividade no trabalho remoto mostra seu custo, quando o assunto é equilíbrio e bem-estar. Os comentários dos respondentes apontam para um esgotamento mental, que envolve tanto a situação crítica própria da pandemia quanto os desafios do formato.
Isso mostra que as empresas não devem buscar alta produtividade a todo custo, pois isso pode acabar saindo muito caro no final, prejudicando a saúde física e mental dos funcionários.
Para evitar e lidar com esse momento, podemos recomendar dois serviços da HOM: o primeiro deles é a palestra “Você conhece o trabalho remoto de verdade?”, que mostra aos profissionais que as experiências com o trabalho remoto vividas durante a pandemia foram importantes para o momento, mas há um modelo de trabalho remoto mais eficiente e equilibrado que eles precisam conhecer.
O segundo é uma consultoria realizada com os responsáveis pelo RH e tomadores de decisão da empresa, para ajudar a encontrar o melhor ou os melhores modelos de trabalho remoto, que atendam as necessidades da organização e que seja seguro e eficiente para pessoas e empresas.
Entre em contato com a HOM. Somos especialistas em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser falar com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.