O novo relacionamento que se desenvolve entre gestores remotos e seus funcionários tem suas vantagens e desvantagens para ambas as partes envolvidas. Por um lado, os funcionários podem desfrutar da segurança, flexibilidade e conforto adicionais proporcionados pelo trabalho remoto, enquanto seus gerentes podem manter um contato mais direto e rápido.
Por outro lado, mesmo ao fazer um trabalho extra, pode ser difícil ser notado quando o colaborador está longe, e os gestores não conseguem ficar de olho em tudo o que está acontecendo. Quando um funcionário faz um esforço extra, os líderes percebem? Os funcionários precisam trabalhar mais do que antes apenas para serem notados?
Uma nova pesquisa trouxe dados sobre esse tema tão importante no gerenciamento de equipes remotas.
O primeiro questionamento do estudo foi avaliar se funcionários realmente sentiram a visibilidade mudando à medida que se deslocavam e se tentaram compensar isso. As análises envolveram avaliar quão invisíveis eles se sentiam e quanto tempo normalmente ficavam sem falar com os colegas de trabalho.
Mais de um terço (37,9%) dos trabalhadores remotos disseram que já se esforçaram para serem lembrados, e as mulheres se mostraram mais propensas a isso. Apesar desses esforços, as mulheres ainda tinham duas vezes mais chances do que os homens de se sentirem invisíveis para seus empregadores enquanto trabalhavam em casa. Antes que o trabalho remoto se tornasse mais comum, as mulheres muitas vezes relatavam ficar fora dos holofotes e ter seus esforços negligenciados. Evidentemente, essa tendência transcende o escritório.
No entanto, funcionários de todos os gêneros concordaram que é necessário um esforço extra para manter a visibilidade ao trabalhar remotamente. O tempo médio que os funcionários ficaram sem falar com seus gerentes (6,1 dias) e colegas de trabalho (5,4 dias) foi bastante longo. Sem contato e comunicação consistentes, a invisibilidade parece aumentar.
Estratégias do gestor para aumentar a visibilidade
Falando apenas com gerentes, o estudo analisou as ações que eles tomaram para acomodar as mudanças nas estruturas de visibilidade.
Embora muitos funcionários ainda não tivessem uma estratégia de visibilidade em ação, 7 em cada 10 achavam que seus gerentes estavam fazendo um bom trabalho, acomodando novas necessidades de visibilidade e fazendo com que todos se sentissem vistos e ouvidos.
Quando os questionamentos foram voltados aos líderes, a maioria já estava empregando estratégias para tentar se conectar melhor com funcionários distantes. 51% fizeram esforços para conversar diretamente com seus funcionários, 48,9% fizeram esforços para expressar gratidão e 45,8% criaram espaço para aceitar o feedback dos funcionários. Embora os funcionários remotos tenham registrado mais horas de trabalho, 35,7% dos gerentes com quem falamos também relataram participar de mais reuniões e agendar sessões de brainstorming adicionais. 33,1% dos gerentes relataram reservar tempo para atividades de vínculo com os funcionários.
Olhe para o colaborador
A pesquisa também avaliou as principais estratégias dos colaboradores para serem vistos, bem como aquelas que tiveram mais sucesso.
63% dos funcionários concordaram que serem notados tinha um valor maior ou igual à qualidade real do trabalho em si. Em outras palavras, ter seu trabalho visto era mais importante do que ser bom. Embora essa visão possa parecer extrema, haviam motivos para os funcionários a aplicarem: 95,5% dos empregadores acreditavam que permanecer visível era importante para o avanço na carreira. Demonstrou-se que ser invisível é prejudicial para as perspectivas gerais de ganho ao longo da carreira de uma pessoa.
As estratégias para permanecerem lembrados eram bastante diretas. 41% reforçam que todos os seus projetos continuem em andamento e 36,5% se esforçam para se concentrar nos pequenos detalhes. Mas o trabalho adicional também foi a norma para muitos que tentavam se manter ouvidos, já que 37,4% disseram que aceitaram trabalhos adicionais para ajudar seus colegas. É preciso ressaltar que essa estratégia pode não ser sustentável, pois os trabalhadores remotos já relatam altos índices de esgotamento.
Como os líderes percebem os esforços
Os esforços adicionais dos funcionários não passam totalmente despercebidos pelos gerentes. E quando os gerentes notam um funcionário se esforçando para ir além, é um ponto de destaque para eles. O estudo também avaliou como os gerentes reagiram aos funcionários que se esforçaram para se destacar enquanto estavam remotos.
Quando funcionários remotos se esforçaram para se destacar, a grande maioria dos gerentes teve muito respeito por isso. 93% concordaram que tiveram uma impressão favorável da pessoa que foi além. Eles sentiram que os esforços fizeram esses funcionários parecerem mais motivados (67,6%), mais engajados (55,9%) e mais produtivos (55,6%).
Essas impressões favoráveis também se traduziram em ação. Os funcionários que se esforçaram para ser notados enquanto trabalhavam em casa tinham mais probabilidade de receber uma promoção (31%) e um aumento (23%), em comparação com aqueles que não o fizeram. Os gestores remotos também destacam pessoas que oferecem novas ideias (50,4%), ajudam colegas no trabalho (44%) e fazem mais do que a descrição de suas funções (42%).
Os funcionários que se mostraram distantes e se sentindo invisíveis estavam mais propensos a experimentar sentimentos de esgotamento, síndrome do impostor – que se traduz em sentimentos de inadequação e dúvida – e solidão; tudo isso pode ser prejudicial para o funcionário e seu trabalho. O estudo também mostrou que os funcionários que não sofreram com a sensação de invisibilidade tiveram um desempenho muito melhor. Eles pareciam mais satisfeitos com sua produtividade, seus níveis de engajamento e até mesmo sua segurança no emprego. Se quiser conferir o estudo completo, o link está aqui.
Organizar uma política clara de home office para todos os colaboradores e gestores é fundamental para o bom andamento do modelo. A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser entrar em contato com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.