Uma das maiores reclamações de quem faz home office é a de não conseguir se desconectar. Lembra do filme Dia da Marmota? Em que Bill Murray experimenta o mesmo dia repetidas vezes? Trabalhar em casa pode parecer muito com isso, especialmente em tempos de pandemia, em que tudo é feito em casa. E você fica sem um divisor natural para separar o tempo de trabalho do tempo pessoal.
Algumas pessoas não se incomodam nem um pouco com isso. Outras já se chateiam. E se você é o do time que não gosta dessa sensação de “estar no trabalho” o tempo todo, vamos compartilhar algumas dicas importantes para que você tente desconectar ao máximo.
Você precisa criar pequenos rituais que mostrem para o seu cérebro que você não está mais trabalhando. Não precisa ser nada complicado. Algumas vezes o simples fato de fechar seu computador já ajuda muito.
Vamos ver o que mais você pode fazer para indicar bem claramente o fim do seu expediente?
1 – Faça exercícios
Muita gente encontra nos exercícios o relaxamento que precisa ao fim do dia. Se você faz parte desse grupo, já uma ótima maneira de mostrar para o seu cérebro que o trabalho encerrou.
2 – Medite
Muitos especialistas apontam que algo entre cinco e dez minutos de meditação por dia pode ajudar você a mandar o estresse embora. Existem muitos apps e podcasts que oferecem meditações guiadas. Que tal encerrar o dia trabalho com uma pequena meditação?
3 – Mude o ambiente
Diminua as luzes e coloque uma playlist diferente. E aquelas “roupas de trabalho” que você estava vestindo? Troque por um modelo mais confortável e relaxante.
4 – Desconecte
Desligue o seu computador. Ignore as notificações de todos os aplicativos de trabalho do seu telefone. Se tiver um telefone de trabalho, deixe ele desligado junto com o computador. É importante manter esse tempo desconectado para que sua mente descanse.
5 – Rotina da casa antes de trabalhar
Também é importante você ter um tempo para você antes do trabalho. Nada de acordar e já ligar o computador. Depois limpar a louça do café da manhã, faça pequenas tarefas da casa. Confira se chegou alguma coisa do correio, alimente seus animais de estimação, regue suas plantas ou arrume a pilha de roupas esperando para serem dobradas.
Mas porque essas coisas são importantes? Pra você lembrar que sua casa exerce dois papéis: o de casa e o de trabalho. Não legal que ela seja só casa e você não consiga produzir e também não é bom que ela seja só trabalho e deixe você esgotado.
Muita gente acaba se sentindo na obrigação de trabalhar mais horas só porque está em casa, mas essa não é uma prática saudável e nem legal juridicamente. Por isso é fundamental que você fique focado durante duas horas de trabalho e possa até render mais do que renderia no escritório e consiga se desconectar nos outros período
A empresa que você trabalha está precisando de ajuda para melhorar alguns pontos no home office? Indique uma leitura da HOM para o seu gestor. Nós somos especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro.
Se quiser entrar em contato com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.