Ninguém gosta de ficar preso no trânsito mas em vários países os engarrafamentos são parte da rotina e afetam milhões de pessoas. Umas das vantagens de apostar no home office é justamente poder ficar longe da estrada e evitar passar horas no trânsito. Isso só vai trazer vantagens para você, para sua empresa e para a sociedade. Vamos avaliar juntos alguns pontos?
Nas cidades mais populosas e congestionadas do mundo, um deslocamento médio pode facilmente durar uma hora ou mais em cada sentido. Muitos trabalhadores dirigem mais de 60 minutos por dia e na maioria das vezes estão sozinhos no carro.
Os americanos citam com frequência o problema enfrentado na Bay Area, em São Francisco. Por lá o trânsito é muito ruim, impulsionado por uma onda de trabalhadores de tecnologia que enfrentam uma grave crise imobiliária. É impossível encontrar moradias próximas dos escritórios, então muitos funcionários de grandes empresas de tecnologia, como o Google e Facebook, moram cada vez mais longe dos headquarters que precisam frequentar todas as manhãs.
Essa também é a realidade de São Paulo, não é mesmo? Vemos cada vez mais gente morando longe e demorando muito mais tempo para chegar ao trabalho.
Mesmo que você possa aproveitar o tempo no trânsito para ser produtivo e ouvir podcasts por exemplo, fato é que ninguém gosta de dirigir muito tempo até chegar ao escritório.
Muito tempo parado
Não importa onde você mora, a dinâmica é sempre parecida! Os motoristas são sempre os piores e fazer parte de um engarrafamento não melhora a segunda-feira de ninguém.
Se você tem a sorte de morar em uma cidade com uma boa rede de transporte público, a história pode melhorar um pouco. Mas assim mesmo, em dias de chuva ou em que a cidade tenha qualquer problema, você pode facilmente perder a manhã toda tentando chegar ao escritório.
Ficar fora do trânsito vai acrescentar entre 30 e 90 minutos livres ao dia, para que você faça algo mais gostoso ou mais produtivo. Além disso, quanto menos tempo você dirigir, menor a probabilidade de se envolver em um acidente de carro.
Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. E de acordo com o Conselho Federal de Medicina, os acidentes de trânsito no Brasil causam 5 mortes a cada uma hora.
O meio ambiente agradece
Mas reduzir o deslocamento do carro é também um bem coletivo, pois todo carro que não está na estrada ajuda a não piorar a crise climática. O setor de transporte contribui com um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa e é a área em que as irradiações de carbono mais crescem desde 2000.
Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono, os carros leves lideram com 45% do volume emitido. Em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21% das emissões de CO2, os aviões e navios, ambos com 11% das emissões, ônibus e micro-ônibus representam 5%, triciclos e motocicletas 4% e os trens figuram com 3%.
Empresas sustentáveis
Não é à toa que as empresas amigas do meio ambiente apoiam o modelo home office! Evitar que um funcionário pegue a estrada todos os dias é muito importante para diminuir a pegada de carbono.
A Dell, por exemplo, é uma das grandes empresas que se orgulha de incentivar o home office. A empresa publicou um relatório descrevendo sua política de home office como um direcionador dos esforços de sustentabilidade da empresa. “Os programas de home office da Dell diminuem aproximadamente 1,15 toneladas métricas de CO2e por funcionário por ano”, diz o relatório. Atualmente, a empresa estima que seus programas de home office previnam 35 mil toneladas de CO2e por ano, em comparação com o deslocamento de toda a força de trabalho.
Quer tornar sua empresa mais sustentável e diminuir a pegada de carbono dos seus funcionários? Implementar o home office é uma ótima solução. Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.