Com a tecnologia dominando o local de trabalho, mesmo trabalhando no mesmo escritório, muitos funcionários acabam conversando mais através de canais virtuais do que presencialmente.
Esse foi a descoberta de um estudo conduzido pela Universidade Olivet Nazarene, dos Estados Unidos. (link aqui, se você quiser conferir o estudo original). Os pesquisadores identificaram que os funcionários têm cerca de 8 conversas presenciais por dia, contra 10 virtuais.
Ou seja, o argumento de que a equipe precisa estar reunida no mesmo espaço 100% do tempo para que haja interação e conversa já não é mais válido! Mesmo estando no escritório, as relações acabam sendo virtuais, exatamente como acontece quando a equipe está trabalhando em casa alguns dias na semana.
Além disso, 53% dos entrevistados disseram que usam fone de ouvido regularmente no trabalho, para evitar barulhos e distrações vindas dos próprios colegas de escritório.
A pesquisa identificou que a localização do escritório também é muito importante! Ao gastar mais horas para chegar ao escritório, os funcionários correm o risco de perder momentos da vida pessoal. O ideal é que o escritório não seja longe para todos, mas organizar um rodízio de trabalho remoto alguns dias na semana certamente vai deixar seus colaboradores mais felizes e produtivos.
Ainda existem algumas dificuldades? Certamente! 42% dos funcionários disseram que uma dificuldade de trabalho remotamente é ajustar a disponibilidade dos colegas de equipe. Por isso reforçamos tanto que implementar o trabalho remoto de maneira correta é fundamental para que ele seja positivos para todas as partes envolvidas. Definir regras, direitos e deveres faz com que esse ecossistema funcione de forma mais adequada e fluída.
Está pensando em implementar alguns dias de home office no seu escritório?
Entre em contato com a HOM! É só mandar um e-mail para [email protected].
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.