Recentemente a revista Valor Econômico publicou uma matéria mostrando que o home office e as jornadas flexíveis estão crescendo entre as empresas brasileiras.
Falamos por aqui esses dias que ignorar esses novos modelos de trabalho pode ser o começo do fracasso de um negócio e parece que os empresários estão atentos nesse ponto.
Um estudo recente feito pela Owl Labs mostrou que os funcionários que trabalham remotamente são mais felizes e ficam com suas empresas por mais tempo. Isso nada mais é do que reflexo de uma vida mais equilibrada. Conseguindo equilibrar vida e trabalho, os colaboradores ficam mais produtivos, mais dedicados e não têm motivos para trocar de emprego.
A equipe da HOM, que é uma empresa especializada em ajudar organizações a implantarem e gerenciarem novos modelos de trabalho à distância, enxerga esse tipo de mudança de comportamento todos os dias, a cada treinamento de uma nova equipe. A felicidade estampada no rosto dos funcionários resulta em melhores resultados para a empresa como um todo!
Itaú em fase de teste
Uma das instituições citadas pela matéria do Valor Econômico é o Itaú, que está testando o home office duas vezes por semana, oferecendo o benefício para 5 mil funcionários. Os resultados são positivos, com nota 89 na pesquisa de satisfação e aprovação de 90% dos gestores em relação ao desempenho de quem trabalha em casa. A HOM foi a empresa responsável por ajudar o Itaú nesse processo de transição com os cuidados na parte cultural e treinamentos para os colaboradores trabalharem remotamente.
ZAP desde 2017
Outra empresa brasileira que também aposta na flexibilidade e teve o auxílio da HOM na implementação é o ZAP, que desde 2017 aproveita os benefícios de oferece home office para a equipe. O ZAP aumentou o quadro funcional sem precisar investir em um novo escritório. Se tivesse que alugar mais um andar ou mudar para outro escritório maior, o valor poderia ser muito alto. Com o home office parcial, as pessoas trabalhando duas vezes por semana em casa, o escritório pode ser otimizado em até 40%.
E a sua empresa, já oferece algum tipo de flexibilidade para sua equipe?
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.