O Bank of America atualizou sua política de trabalho remoto, de acordo com um memorando de toda a empresa enviado aos funcionários recentemente. O novo plano inclui uma cláusula que permitirá que certos funcionários do escritório trabalhem em casa dois dias por semana na cidade sede, em Charlotte. O banco implementou as mudanças após o feedback dos funcionários de uma pesquisa feita com toda a empresa.
Enquanto várias empresas (incluindo outros bancos) estavam apostando nos modelos híbridos, o Bank of America foi muito rígido nos primeiros comunicados, dizendo que não iam apostar no home office. A empresa até ofereceu almoço grátis para os funcionários, para incentivar a volta ao escritório. O banco tem mais de 200 mil funcionários e cerca de 16 mil trabalhando nas sedes, em Charlotte.
Charlotte, na Carolina do Norte, é conhecida como a cidade dos bancos. A cidade é sede do Bank of America e também de dezenas dos maiores bancos norte-americanos.
Detalhes do novo modelo
A nova abordagem descrita no memorando divide os funcionários do banco em quatro grupos. Funcionários baseados em filiais continuarão sendo totalmente presenciais, assim como as funções em que os funcionários precisam viajar ou fazer reuniões com clientes.
Funcionários de nível sênior também vão seguir com as obrigações presenciais.
Mas as equipes que geralmente fazem o trabalho burocrático dentro do escritório poderão trabalhar em casa por um certo número de dias por mês.
De acordo com o memorando, a política será revisada e atualizada continuamente. Um posicionamento bem diferente do inicial, quando a diretoria estava abominando o home office.
Prova de que nem as grandes corporações estão conseguindo ir totalmente contra os novos modelos oferecidos atualmente.
E os outros bancos?
Os maiores bancos de Charlotte se animaram com a ideia de trabalhar em casa – pelo menos parte do tempo. O CEO da Truist, Bill Rogers, disse aos investidores em janeiro que o banco adotaria um modelo de trabalho híbrido que combina trabalho no escritório e remoto, dependendo da função. “O trabalho híbrido e mais flexível veio para ficar”, disse Rogers.
E o Wells Fargo adotou uma abordagem semelhante. Recentemente, o banco com sede em São Francisco disse ao jornal Observer que a maioria dos funcionários dos EUA retornou a um modelo flexível, com três dias no escritório e dois dias remotos por semana.