Em fevereiro de 2021, o Spotify anunciou seu novo modelo de trabalho chamado “Work From Anywhere”. A política permite que os funcionários determinem com que frequência trabalham no escritório e onde trabalham, desde que a empresa tenha uma operação na cidade. O serviço de streaming de áudio também mudou a forma como define as faixas salariais, calibrando-as por país em vez de cidade ou região.
Mais de um ano depois, o Spotify diz que experimentou uma rotatividade menor em comparação com os níveis pré-pandemia e aumentou a representatividade. A empresa expandiu além de Nova York e Califórnia e agora está registrado em 42 estados dos EUA. Na Europa, a plataforma aumentou sua presença fora de sua sede em Estocolmo para a Alemanha, Espanha e Holanda.
O Spotify credita essas mudanças à sua iniciativa de retorno ao escritório. O turn over na empresa foi 15% menor no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo trimestre de 2019. Além disso, o serviço de streaming de música diz que sua flexibilidade de localização ajudou a empresa a atingir os objetivos de ter novas contratações provenientes de uma localização fora dos principais hubs do Spotify em Nova York e Los Angeles.
Em resumo, apenas um ano depois da mudança, eles viram um aumento na retenção, diversidade e crescimento do número de funcionários em escritórios em todo o mundo. Então, se você está se perguntando como reter pessoas, como atrair a geração mais jovem,
como criar mais diversidade dentro da sua organização, temos um caminho que pode ser uma inspiração para sua empresa.
Spotify, e outros como ele, já fizeram a parte mais assustadora: pavimentar a estrada. Agora é a sua vez de seguir os passos de quem já experimentou mudar o modelo e viu que os resultados podem ser muito positivos.
Flexibilidade é o futuro e você pode contar com a nossa equipe para tornar esse processo seguro e muito mais funcional para todos.