Os trabalhadores acreditam que os chefes querem que eles voltem aos escritórios, e não estão nada contentes com essa ideia. De acordo com um novo estudo do YouGov e pesquisadores do King’s College London, 56% das pessoas que trabalham em Londres acreditam que a alta administração quer que mais funcionários estejam no local de trabalho com mais frequência. Os pesquisadores entrevistaram 2.015 trabalhadores de Londres com mais de 16 anos entre março e abril deste ano.
6 em cada 10 pessoas que trabalham na capital do Reino Unido disseram que atualmente trabalham de forma híbrida, definida como trabalhar em casa pelo menos um dia por semana e estar no escritório menos de cinco dias por semana.
Apenas 10% dos entrevistados disseram acreditar que eventualmente voltariam a estar no local de trabalho cinco dias por semana. 75% dos entrevistados disseram que achavam que nunca mais voltariam ao modo de trabalho pré-pandemia, onde os funcionários ficavam no escritório em tempo integral.
A grande maioria dos colaboradores disse que gosta de trabalhar em casa e que se esforçam tanto quanto quando estão no escritório. 80% respondeu que trabalhar em casa pelo menos um dia por semana trouxe um impacto positivo na vida pessoal, especialmente por evitar o deslocamento diário.
A capacidade de gerenciar melhor as responsabilidades domésticas e sociais também foi citada como um benefício de trabalhar em casa pela maioria dos participantes.
Um fato importante a ser considerado é que as pessoas aprenderam como trabalhar remotamente durante os dois anos de pandemia. Investiram em equipamento adequado, criaram novos hábitos e até mesmo quem não gostava no início, já está bem adaptado. Consequentemente, mais pessoas tem a capacidade de trabalhar em casa, se auto gerenciar com muita disciplina e qualidade e consideram esse modelo uma prática normal.
Mas, embora os colaboradores estejam felizes e acreditem que se esforçam tanto quanto no escritório, existe a forte percepção de que os líderes e gestores não estão felizes com esse modelo.
Isso porque mesmo com a popularidade de trabalhar em casa, muitas empresas estão lutando para incentivar, ou mesmo obrigar, os funcionários a retornarem ao escritório com mais regularidade.
Essa pesquisa mostra um pouco da realidade vivida nas empresas em todo o mundo. Funcionários muito bem adaptados ao modelo remoto precisando voltar ao escritório quase sempre contrariados e lideranças fazendo questão de trazer todo mundo de volta, mesmo sem ter um real motivo para tal decisão.
Nós alertamos para esse movimento, que pode prejudicar muito o clima organizacional das empresas e prejudicar o desempenho com a perda de grandes talentos. Pois, enquanto algumas empresas querem alocar a equipe no espaço físico, existem várias outras evoluindo para modelos totalmente descentralizados, com funcionários trabalhando de qualquer lugar do mundo. E essas sim, estão atraindo toda a atenção dos melhores profissionais.
Se você acha que a tendência atual é trazer os colaboradores de volta ao escritório, sugerimos avaliar um pouco melhor essa decisão. Se quiser uma consultoria profissional de quem já tem anos de experiência, pode contar com o nosso time.