Os CEOs empenhados em trazer os trabalhadores de volta ao escritório quase sempre usam o mesmo argumento, dizendo que estar fisicamente juntos aumenta a conectividade entre a equipe. Mas uma pesquisa recente descobriu que não é bem assim.
Apenas uma em cada seis pessoas se sente fortemente conectada no trabalho, sendo os funcionários do escritório os menos conectados de todos, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela consultoria global Accenture. Cerca de 22% dos trabalhadores totalmente remotos dizem que se sentem “desconectados”, enquanto o número de desconectados no escritório é quase o dobro.
O relatório contraria o que dizem alguns grandes executivos, que estão incentivando seus funcionários a voltarem ao escritório. Embora eles digam que o trabalho presencial aumenta a criatividade e a inovação, o deslocamento ainda é caro e pode ser repleto de desafios, especialmente para pais que trabalham e sofrem para encontrar escolhas e creches confiáveis e acessíveis.
“Pode-se pensar que uma solução rápida é simplesmente trazer todos de volta ao trabalho no local e a conexão humana acontecerá”, disse o relatório. “Mas não é tão simples assim.”
Muitas pessoas que trabalharam remotamente com sucesso por mais de dois anos estão resistindo a um retorno total ao escritório. Trabalhadores de empresas como a Apple estão se rebelando, argumentando serem igualmente produtivos e muito mais felizes em casa.
Parte do motivo pelo qual tantos trabalhadores, especialmente aqueles que estão no escritório em tempo integral, estão tão desconectados é porque se sentem ignorados pela alta administração, disse Ellyn Shook, diretora de liderança e recursos humanos da Accenture.
Alguns empregadores estão repensando completamente seus planos de retorno ao escritório após dois anos caóticos de reviravoltas do vírus e uma ampla avaliação da cultura de trabalho. O CEO do Credit Suisse, Thomas Gottstein, não acha que os bancos voltarão a trabalhar em período integral no escritório, e o Airbnb disse no mês passado que seus funcionários poderiam trabalhar permanentemente de qualquer lugar.
Muitos executivos superestimam o quão conectados seus funcionários se sentem e isso tem um impacto enorme em uma organização. Sentimentos de desconexão entre os funcionários podem prejudicar a produtividade e a retenção e ter consequências reais para os resultados das empresas. O estudo – que entrevistou 1.100 executivos de nível C e 5.000 trabalhadores em todos os níveis de habilidade em todo o mundo em meados do ano passado – descobriu que as empresas nas quais as pessoas se sentem altamente conectadas podem ganhar 7,4% a mais no crescimento da receita a cada ano.