Como deve ser a semana de trabalho no futuro? Perguntas comuns feitas por líderes e gestores sobre o trabalho híbrido são: quantos dias por semana minha equipe deve vir ao escritório? Que tipo de políticas de agendamento devemos ter?
Para descobrir esse dado, uma pesquisa da Gallup perguntou aos funcionários que aprovam o trabalho híbrido quantos dias eles prefeririam passar no escritório durante a semana de trabalho.
Bom, infelizmente não tem uma opinião predominante nesse assunto, ainda. Nesse momento, em que o trabalho híbrido ainda não foi amplamente implementado e testado, os resultados são variados. Quatro em cada 10 funcionários querem estar no escritório de dois a três dias por semana — mas eles não representam a maioria. Já três em cada 10 funcionários preferem passar apenas um ou dois dias no escritório por semana.
Naturalmente, as preferências dos funcionários e a adequação dos horários de trabalho híbridos variam muito de acordo com a organização, equipe, função e indivíduo. Não existe uma resposta única para todos. O importante é que os líderes avaliem quais diretrizes funcionam melhor para sua equipe, considerando o tipo de trabalho que realizam, o suporte necessário e a cultura da equipe.
Como ponto de partida, os gerentes devem considerar quão interdependentemente os membros de sua equipe devem trabalhar. Equipes altamente interdependentes podem precisar trabalhar lado a lado, em tempo real. Para trabalhos dessa natureza, os gerentes precisam ser explícitos sobre quando as pessoas precisam estar juntas no local, quando devem estar disponíveis para seus colegas de equipe e como as folgas serão ajustadas.
Por outro lado, quando as pessoas trabalham de forma independente – realizando tarefas que exigem menos colaboração em tempo real – elas podem ter mais autonomia e flexibilidade em relação aos horários de trabalho, porque executam suas funções principalmente de forma individual e assíncrona.
Embora os arranjos de trabalho híbridos possam ser diferentes em cada organização e equipe, é universalmente importante continuar avaliando, ajustando e reavaliando como o formato atual está funcionando. É essa avaliação constante que vai trazer respostas claras sobre como as empresas podem se ajustar melhor às mudanças.
O sócio fundador da homeoffice.com.br, Tawan Pimental, explica que o trabalho local desenvolvido pela empresa já segue muitos dos pontos apontados nesse texto. “Depois das primeiras pesquisas, já conseguimos identificar que cada departamento tem suas peculiaridades e formatos que podem funcionar melhor. Por isso o melhor caminho tem sido apostar em mais de um modelo, de acordo com a atividade de cada área”, explica.
Então como vai ser a semana de trabalho do futuro? Essa resposta será individual e única para cada empresa e talvez essa seja a grande riqueza do modelo híbrido. Não devemos mais estar presos a um só modelo, que dificilmente vai atender as necessidades de todos os funcionários.
As empresas devem estar abertas e dispostas a desenvolverem arranjos criativos e diversos, que vão funcionar da melhor forma possível para cada um dos times.
Você está disposto a encontrar quais são esses melhores modelos? Nós estamos dispostos a compartilhar toda nossa expertise para ajudar você nesse processo.