O futuro do trabalho híbrido: principais perguntas respondidas com dados.
As novas variantes do coronavírus prejudicaram o plano de retorno ao escritório para muitas organizações. O que parecia ser uma migração em massa de volta ao escritório em setembro de 2021 foi rapidamente interrompido quando os empregadores estenderam suas políticas de trabalho em casa indefinidamente para mais alguns meses de pandemia. A medida em que as coisas parecem melhorar, funcionários e empregadores mais uma vez estão se preparando para como será o novo ambiente de escritório.
Para muitos funcionários, retornar ao escritório significa algum retorno a normalidade – ou pelo menos um local de trabalho mais parecido com o que lembramos antes da pandemia. Outros se irritam com a ideia de desistir dos calçados confortáveis e do café de qualidade feito em casa.
Mas uma coisa é certa: não estamos voltando para o mesmo local de trabalho de onde saímos. E os funcionários com a capacidade de trabalhar remotamente estão modelando em grande parte um ambiente de escritório híbrido no futuro – que lhes permita passar parte da semana trabalhando remotamente e parte no escritório.
Pensando nesse caminho futuro, a Gallup reuniu alguns insights e dados que podem ajudar as empresas a terem uma visão mais ampla do modelo flexível.
Dado o número sem precedentes de funcionários que agora trabalham de forma híbrida ou totalmente remota, o futuro do escritório está em um ponto de virada. Quais opções de trabalho remoto os empregadores estão planejando? O que os funcionários querem?
Quando perguntados onde planejam trabalhar a longo prazo – conforme os planos comunicados pelo empregador – os funcionários com capacidade remota confirmaram que um horário de trabalho híbrido será o arranjo de escritório predominante no futuro. Cerca de 53% esperam um arranjo híbrido e 24% esperam trabalhar exclusivamente remotamente.
Essas mudanças resultarão em um ambiente de escritório como nunca vimos antes, quase dobrando o número de pessoas que vão trabalhar remotamente pelo menos parte da semana (em comparação com os números pré-pandemia).
Os funcionários gostam em grande parte para onde essas mudanças estão indo. Atualmente, nove em cada 10 funcionários com capacidade remota preferem algum grau de trabalho remoto flexível daqui para frente, e seis em cada 10 preferem especificamente o trabalho híbrido. Claramente, a maioria dos funcionários desenvolveu uma afinidade com a flexibilidade do trabalho remoto que se transformou em uma expectativa para o futuro. Embora os planos permanentes de flexibilidade remota certamente estejam sendo a maioria, ainda há um número razoável de funcionários que não receberão a flexibilidade que desejam.
O que acontece se as empresas não oferecerem suporte à flexibilidade?
De acordo com as pesquisas, líderes e gerentes preferem o trabalho híbrido – e hesitam consideravelmente em relação aos funcionários serem totalmente remotos. Normalmente, os líderes querem atender a flexibilidade que os funcionários desejam, mas estão preocupados em sustentar o desempenho e a cultura da equipe se os membros da equipe trabalharem principalmente em casa, a longo prazo. Por esse motivo, alguns líderes parecem estar tentados a restringir as opções de trabalho remoto daqui para frente.
Mas esse receio pode ser um problema. A pesquisa da Gallup perguntou diretamente aos trabalhadores se eles procurariam um novo emprego se o empregador parasse de oferecer opções de trabalho remoto no futuro. 54% dos funcionários que atualmente trabalham exclusivamente em casa disseram que provavelmente procurariam outro emprego; 38% dos trabalhadores híbridos disseram o mesmo.
Esses números por si só devem dar um susto em qualquer empregador que não considere algum nível de flexibilidade de trabalho remoto daqui para frente.
Portanto, deixar de oferecer acordos de trabalho flexíveis é um risco significativo para as estratégias de contratação, engajamento dos funcionários, desempenho, bem-estar e retenção de uma organização.
Se você não quer correr esse risco com a sua empresa, pode contar com a equipe da homeoffice.com.br para implementar modelos flexíveis adequados ao seu negócio e deixem seus colaboradores mais satisfeitos.