Sinais de que uma empresa está investindo em trabalho remoto a longo prazo. Muitos colaboradores ainda estão trabalhando remotamente ou em uma configuração híbrida, já que a pandemia entra em seu terceiro ano. Nesse período, empresas de todos os segmentos e tamanhos já disseram que permitirão que as pessoas continuem trabalhando em casa, mesmo depois que os riscos do Covid diminuírem.
Mas permitir que as pessoas trabalhem em casa não é a mesma coisa que tornar a experiência de trabalho remoto realmente boa. Além disso, mesmo que os funcionários realmente queiram a flexibilidade de trabalhar remotamente, uma configuração ruim, em que as pessoas não se sintam apoiadas, pode levá-las a voltar aos escritórios em um mundo pós-pandemia.
Afinal de contas, já sabemos que apenas aplicar operações tradicionais de escritório a um ambiente remoto não funciona.
Com isso em mente, compartilhamos aqui alguns sinais que mostram que uma empresa está realmente comprometida com o futuro do trabalho remoto a longo prazo.
1 — Suporte para o home office
As empresas que estão realmente investindo na sua equipe em home office oferecem suporte para que a estrutura na casa do funcionário seja adequada. Seja destinando uma verba específica, seja enviando suportes e cadeiras ergonômicas ou ainda monitores e teclados. A ergonomia é um fator importante. Também é importante manter uma avaliação constante dessa estrutura, e disponibilizar um canal direto para tirar dúvidas e abrir chamados. Isso funciona muito bem como um suporte.
2 — Ferramentas adequadas e política de trabalho remoto
Uma empresa que realmente deseja que o trabalho remoto seja bem-sucedido terá um conjunto robusto de ferramentas de tecnologia e comunicação para que os funcionários possam interagir.
A empresa deve ser clara sobre o que eles usam para e-mail, mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e chamadas de voz. Também é importante ter diretrizes de comunicação para cada plataforma, como o horário de trabalho aceitável para enviar e-mails e mensagens ou quais reuniões são preferíveis em vídeo versus câmera opcional.
As situações híbridas apresentam seus próprios desafios. Se alguns funcionários estiverem no escritório enquanto outros estiverem remotos, os escritórios devem estar bem equipados com câmeras, telas e salas de conferência para garantir que todos tenham a mesma participação.
3 — Integração e participação
Outro bom sinal é quando a empresa organiza grupos internos com os funcionários remotos para discutir as melhores práticas, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Quando as empresas incentivam conversas sobre como trabalhar remotamente e convidam pessoas para contribuir com ideias, isso é um bom sinal.
Sem contar que esses grupos já proporcionam uma integração entre toda a equipe, promovendo trocas entre aqueles que não fazem parte da mesma equipe imediata.
4 — Uma expectativa clara sobre o futuro do trabalho
É importante conseguir identificar claramente quais são os planos da empresa para o futuro e como os funcionários remotos estão envolvidos. Os planos de carreira estão claros para todos?
Talvez a empresa esteja investindo em redesenhar escritórios para dar suporte a equipes híbridas ou contratando líderes seniores para liderar melhorias no trabalho remoto. Isto é um ótimo sinal.
Mas, porque é importante ficar atento a esses sinais?
Para alguns líderes de setores mais conservadores e tradicionais, o trabalho flexível limita a criatividade, a produtividade, o ‘networking’ e o senso de cultura da empresa. Alguns empregadores viram a pandemia como uma situação remota temporária e não trabalharam para mudar sua mentalidade.
Mas os recursos e a tecnologia para dar suporte às forças de trabalho remotas estão disponíveis e cada vez melhores. Algumas empresas sempre operaram remotamente e uma lista crescente de empregadores continua anunciando esforços remotos de longo prazo além da pandemia. O que realmente faz a diferença é que os líderes veem esses investimentos como investimentos de longo prazo e estão dispostos a começar a fazê-los agora.
Sua empresa já faz parte do time inovador e contemporâneo que está investindo em modelos flexíveis a longo prazo? Se sim, pode contar com a HOM para tornar essa transição mais tranquila!
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem um modelo flexível, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos um treinamento específico para líderes e gestores, que ajuda no desenvolvimento de uma gestão de times descentralizados com mais transparência e eficiência.