Como trabalhar em casa afeta nossa saúde mental? O trabalho remoto estava em alta, mas era uma raridade. Após a explosão da pandemia em março de 2020, o trabalho em casa tornou-se o novo padrão mundial para muitas empresas. Mesmo anos depois, muitos funcionários migraram para um formato híbrido e ainda não trabalham no escritório em tempo integral. Uma pesquisa recente descobriu que cerca de metade das empresas em Londres estão planejando permitir que os funcionários trabalhem em casa até cinco dias por semana.
Embora o trabalho em casa não seja adequado e possível para todos, existem muitos argumentos a seu favor. Alguns dos aspectos positivos incluem:
Melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
Durante a pandemia, os funcionários perceberam quanto do seu tempo estava sendo consumido pelo trabalho, mesmo que não estivessem no escritório. O trajeto matinal e o caminho para casa à noite tornavam a jornada de trabalho muito mais longa. Trabalhar em casa e não ter que dirigir ou pegar várias conduções para o trabalho todos os dias permite tempo extra para:
– Dormir e relaxar
– Ficar tranquilo sem pensar em trabalho
– Passar mais tempo com a família
– Pegar as crianças na escola
– Aproveitar novos hobbies
Uma pesquisa feita pelo ONS mostrou que aqueles que trabalharam em casa disseram que a novidade do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal foi a melhor descoberta do trabalho remoto, beneficiando a saúde mental.
A produtividade também entrou em pauta. Antes da pandemia, muitos empregadores temiam que permitir que os funcionários trabalhassem em casa reduziria a produção. As restrições do COVID-19 deixaram as empresas sem escolha a não ser confiar em seus funcionários, pois as funções foram adaptadas para garantir que pudessem ser desempenhadas com eficiência em qualquer lugar. Felizmente, essa mudança permitiu que os proprietários de empresas entendessem o impacto real que o trabalho remoto pode ter sobre a produtividade, o que é amplamente positivo.
Havia a preocupação de que os funcionários se distraíssem facilmente ao trabalhar em casa, seja por um membro da família ou pela televisão. Em contraste, os funcionários dizem que podem ser mais produtivos em casa sem se distrair com fofocas do escritório ou desviados com reuniões improvisadas.
Combinar um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar com maior produtividade, significa que os trabalhadores são mais felizes, agora que o trabalho remoto é uma opção. Uma pesquisa da Microsoft de fevereiro de 2021 descobriu que 56% dos trabalhadores se sentiam mais felizes quando trabalhavam em casa.
Apesar das vantagens de trabalhar em casa, nem todos conseguem aproveitar bem. Também tem seu lado negativo quando não é implementado de forma eficaz. Alguns contras de trabalhar em casa podem ser:
– Pode ser mais fácil para os funcionários trabalharem demais sem querer
– Aumento da solidão sem interação social com colegas
– Os funcionários podem sentir que não fazem parte de uma equipe
– Dificuldade para desconectar no final do dia sem ir para casa
– Falta de espaço adequado para trabalhar de forma eficiente
Por isso algumas pessoas estavam desesperadas para voltar ao escritório depois de meses de trabalho remoto em tempo integral ou breves períodos de volta ao local de trabalho. O trabalho de escritório também traz muitos pontos positivos para os funcionários, apesar de não ser compatível com todos.
Então, qual é melhor para sua saúde mental? Ficar no escritório ou trabalhar em casa? Não temos uma resposta definitiva.
Muitos funcionários não preferem o trabalho totalmente remoto ou o escritório em tempo integral. Em vez disso, vários estudos nos últimos dois anos destacaram que eles desejam amplamente opções de trabalho flexíveis e híbridas. Uma pesquisa da Ernst & Young (EY) revelou que 9 em cada 10 funcionários desejam que o trabalho flexível continue.
Dar aos funcionários a opção de se beneficiarem das vantagens do home office e do escritório é essencial. A flexibilidade é benéfica para seu bem-estar, satisfação e produtividade. Agora que os funcionários experimentaram o trabalho híbrido, a pesquisa da EY mostra que mais da metade dos funcionários abandonaria o emprego se o trabalho flexível não estivesse disponível.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem um modelo flexível, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos um treinamento específico para líderes e gestores, que ajuda no desenvolvimento de uma gestão de times descentralizados com mais transparência e eficiência.
Precisa da nossa ajuda nesse momento? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]r