Muitos líderes achavam que os funcionários gostariam de voltar aos seus escritórios, onde teriam fácil acesso aos equipamentos, colegas de trabalho e gerentes. Eles estavam errados. O COVID-19 desvinculou as equipes dos locais de trabalho tradicionais e muitos funcionários não querem voltar.
Os funcionários aproveitaram a flexibilidade e liberdade, às vezes de supervisores de microgestão, que tinham quando trabalhavam em casa. Eles descobriram que podiam equilibrar melhor casa e trabalho quando não precisavam se deslocar ou sair de casa todos os dias muito cedo.
A empresa de consultoria McKinsey & Company entrevistou mais de 5 mil funcionários e relatou que 3/4 deles querem trabalhar de casa dois ou mais dias por semana, com mais de 50% querendo trabalhar de casa pelo menos três dias na semana.
Dada essa desconexão, se os empregadores desejam construir uma organização preparada para o futuro, eles precisam traçar um novo manual de uma forma que atenda às necessidades do empregador e do empregado.
Isso requer avaliar pontos como:
– Quem pode trabalhar em casa? Quem não pode?
– Qual trabalho pode ser executado virtualmente; o que precisa de interação pessoal?
– Como podemos tornar nossas reuniões realmente produtivas, já que muitos sofrem do cansaço de reuniões online?
– As equipes precisam se reunir fisicamente para lançar projetos?
– Aqueles que trabalham majoritariamente em casa merecem as mesmas vantagens dadas aos funcionários que trabalham nos escritórios cinco dias por semana?
– Como podemos consertar a desconexão que muitos funcionários sentem de seus empregadores?
Para encontrar uma solução para todas essas questões, é preciso que os líderes e gestores passem por uma grande mudança de mentalidade.
Não pense que o objetivo final é restabelecer o local de trabalho como era antes da pandemia. É preciso restabelecer o “por quê”, “o quê” e “como”. De acordo com a pesquisa da McKinsey, os funcionários que encontram significado de seu trabalho são 140% mais engajados e três vezes mais propensos a permanecer com sua organização.
Envolva seus funcionários para ganhar adesão. Participe de sessões regulares de desenvolvimento do local de trabalho e planejamento estratégico. Pergunte a seus funcionários o que eles sentem falta sobre como as coisas eram feitas antes da pandemia e o que eles poderiam viver sem. Envolver seus funcionários dá a eles um senso de propósito e um tempo de contato com os gestores.
Crie uma plataforma da empresa onde todos possam acessar informações importantes para que você possa permitir aos funcionários mais flexibilidade no trabalho de locais remotos por pelo menos parte da semana de trabalho.
Forneça aos seus gerentes treinamento sobre como monitorar a produtividade e desenvolver a confiança e a conexão com os funcionários que trabalham em diferentes locais.
Projete seu espaço de escritório e horários para permitir a colaboração e conexão da equipe. Reconstrua a conexão no local de trabalho criando oportunidades para elogios e compartilhamentos pessoais.
Desafie suas suposições sobre o que funciona quando as equipes precisam atingir objetivos comuns, mesmo quando os funcionários não trabalham no mesmo espaço físico. De acordo com os especialistas em colaboração, as equipes mais eficazes e inovadoras não se comunicavam a cada hora, mas passavam horas ou dias trabalhando solo e se comunicavam em momentos específicos.
Os funcionários precisam confiar que seu empregador se preocupa com sua saúde e segurança. Como você planeja monitorar vacinas, uso de máscara e distanciamento físico? Se o seu espaço de trabalho está localizado em um prédio lotado, você já pensou em tempos de chegada escalonados para garantir que os elevadores não fiquem congestionados?
Isso significa começar do zero em relação a como as coisas são feitas? Até certo ponto, sim. Ao mesmo tempo, a maioria dos funcionários tem pensado muito sobre o que eles não querem voltar e o que manteria o engajamento e a produtividade. Converse com sua equipe!
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem um modelo flexível, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos um treinamento específico para líderes e gestores, que ajuda no desenvolvimento de uma gestão de times descentralizados com mais transparência e eficiência.
Precisa da nossa ajuda nesse momento? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]