Ao longo dos últimos anos, as empresas responderam a muitos desafios e adotaram novas formas de trabalhar. Nem sempre foi perfeito. Mas um ponto importante a se perceber é que flexibilidade é a chave.
Isso ocorre porque o mundo não é mais sobre pensar “ou”: Trabalhar em um escritório ou em casa; ver os clientes cara a cara ou por vídeo chamadas. O caminho agora envolve o “e”, o que significa criar mais opções para os negócios serem conduzidos no escritório e em casa, no chão de fábrica e na estrada.
Para atender ao momento “e”, os líderes devem priorizar a identificação e implantação da tecnologia certa para sua força de trabalho e a evolução de suas expectativas para os funcionários. De grandes empresas a pequenas empresas, vamos listar algumas coisas que você deve e não deve fazer ao adaptar sua abordagem de liderança e estratégia de tecnologia para os próximos anos.
Permita que seus funcionários trabalhem como quiserem
Os funcionários esperam poder trabalhar onde e quando quiserem. Na verdade, uma pesquisa do Gartner descobriu que 69% dos trabalhadores estavam mais propensos a considerar uma nova função que lhes permitisse trabalhar em um local de sua escolha, e 64% eram mais propensos a considerar uma função que permite horários flexíveis. Os números são ainda maiores para os trabalhadores especialistas como arquitetos, advogados e engenheiros – 88% que buscam um novo cargo querem flexibilidade total em seus horários e localização, de acordo com um estudo recente da Harvard Business Review.
Não espere que os colaboradores estejam à sua disposição
Nos últimos dois anos de trabalho remoto e híbrido, os funcionários adotaram novos hábitos para ajudá-los a permanecer produtivos onde quer que estivessem trabalhando. Na verdade, muitos aumentaram sua produtividade durante a pandemia, trabalhando em média 48,5 minutos a mais por dia. Mas esse tempo extra tem um custo. Sem a estrutura de deslocamento e separação entre casa e escritório, as linhas entre a vida pessoal e profissional ficaram mais borradas do que nunca, causando desgaste.
Essa tendência continuará facilmente se os funcionários não tiverem espaço e tempo para recarregar as baterias – e cabe a você liderar pelo exemplo e ajudar sua equipe a manter o equilíbrio.
Reconheça que investir em tecnologia é uma necessidade
Investir em soluções de tecnologia simplificadas para cada funcionário, incluindo trabalhadores remotos, pode ter um impacto real em seus negócios – sem mencionar o recrutamento e a retenção. Por exemplo, trabalhadores remotos querem soluções de tecnologia mais simples e fáceis. A lição para os líderes é clara. As pessoas querem trabalhar para empresas que investem em um trabalho mais inteligente, não mais difícil.
Não ache que todos vão estar no mesmo lugar
A esta altura, a maioria das equipes já está se adaptando a forças de trabalho descentralizadas, com membros trabalhando em locais diferentes. Isso já foi um obstáculo – mas hoje, é uma oportunidade. Para organizações baseadas em escritórios, você pode contratar a partir de um pool de talentos mais amplo e diversificado que não depende da geografia.
Se importe com a segurança
À medida que o trabalho remoto e nossa dependência da conexão digital aumentam, aumentam também as chances de ataques cibernéticos. O Fórum Econômico Mundial citou a segurança cibernética como uma das maiores ameaças do mundo moderno. Com o aumento do ransomware, não é de admirar que quase 80% dos líderes de segurança de TI acreditem que suas organizações não tenham proteção suficiente contra ameaças cibernéticas. Para os líderes de negócios de hoje, segurança, privacidade e confiança são muito importantes. Um líder que não leva a sério esses detalhes coloca toda a sua organização em risco.
Sabemos que os últimos anos têm sido um momento imprevisível para funcionários e líderes. Ambos merecem muito crédito por sua agilidade durante esses tempos de rápida evolução. Mas para se manterem competitivas, empresas grandes e pequenas devem investir em novas tecnologias para melhorar a colaboração e a produtividade – e tornar a vida dos funcionários mais fácil. Afinal, a jornada em direção a uma maior flexibilidade e mobilidade ainda está em andamento.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Precisa da nossa ajuda nesse momento? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]
*Com informações de FastCompany
** Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.