Uma pesquisa feita pela Blind, um aplicativo que fornece uma plataforma para postagens anônimas relacionadas à carreira, com funcionários de empresas relevantes como Apple, Amazon, Microsoft, Google, Facebook, Goldman Sachs e JPMorgan, perguntou aos trabalhadores se eles preferiam trabalhar permanentemente em casa ou receber um aumento de 30 mil dólares por ano.
Eles entrevistaram 3 mil funcionários dessas empresas muito respeitadas e na média, 64% respondeu que preferem continuar com o home office. Apenas duas empresas das 45 da amostra, JPMorgan e Qualcomm, tiveram um índice maior de seus funcionários optando pelo aumento de salário.
De acordo com os resultados do estudo, “cerca de 64% dos trabalhadores da Amazon que responderam à pergunta preferiram trabalhar permanentemente em casa, assim como 62% dos funcionários da Microsoft e 67% dos funcionários do Google. Na Apple foram 69% e na Salesforce 76%”.
Para alguns, isso até pode parecer surpreendente. Essas empresas são muito relevantes, pois são extremamente difíceis de entrar. As pessoas desejam muito trabalhar nessas organizações.
A maioria até poderia pensar que depois de tanto esforço e dedicação para entrarem nas empresas, os funcionários estariam morrendo de vontade de voltar ao escritório e ganhar mais. Mas não é isso que acontece.
Um ponto importante é que trabalhar em casa gera uma boa economia, possibilitando que os colaboradores poupem tempo e dinheiro com deslocamento e até com moradia, já que é mais fácil morar em bairros mais baratos e afastados, com casas muitas vezes maiores e mais confortáveis.
Além disso os funcionários também destacaram o fato de que, trabalhando no escritório, acabam tendo que participar de eventos de trabalho toda semana, aumentando ainda mais o tempo longe de casa e da família.
Os pequenos detalhes da rotina ficaram ainda mais evidentes no período de pandemia. A possibilidade de dar uma volta de bicicleta com as crianças no horário do almoço, o tempo extra para fazer exercícios no fim do dia (aquele que não precisava mais ser perdido no trânsito), o almoço caseiro, delicioso, mais saudável e mais barato. Fato é que muita gente encontrou um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoas com o home office e o dinheiro acaba valendo menos do que isso.
Pense nessa realidade, pois ela certamente afeta seus colaboradores em níveis mais altos. Benefícios que deixam a rotina mais leve e confortável podem fazer seus funcionários mais felizes do que aumentos de salário. Isso vale também para manter os melhores talentos.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser falar com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.