Facebook se prepara para modelo híbrido. Em recente entrevista à BBC, representantes do Facebook reforçaram que a empresa acredita que o trabalho remoto é o futuro (e o presente a partir de agora). Pessoas em funções qualificadas na empresa já podem se inscrever para trabalho remoto permanente, estando sujeito à aprovação dos gerentes.
A crise do coronavírus provocou uma rápida mudança do trabalho de escritório para o trabalho doméstico. Mas agora, à medida que as empresas enxergam além da pandemia, muitas estão decidindo se devem trazer os funcionários de volta aos escritórios ou permitir que fiquem em casa.
Brynn Harrington, que é vice-presidente de Crescimento de Pessoas do Facebook, diz que alguns funcionários estão prosperando em casa e estão ansiosos para continuar assim. “Por exemplo, os pais que estão mais perto de seus filhos e ficam felizes em reduzir seu tempo de deslocamento e otimizar sua jornada de trabalho, ficam entusiasmados em trabalhar de casa”, disse ela.
Mas ela sabe que não é fácil para todos. “Estamos trabalhando em casa durante uma pandemia, não estamos em um período de trabalho remoto saudável”, disse ela. “Temos pessoas que fazem malabarismos com as responsabilidades, temos pessoas que vivem em pequenos apartamentos com colegas de quarto e essas pessoas querem desesperadamente voltar aos escritórios e estamos trabalhando muito para isso, assim que for seguro abrir nossos escritórios”, explica Brynn.
O Facebook planeja começar a reabrir seus escritórios no Vale do Silício no início de maio, depois de mais de um ano trabalhando em casa durante a pandemia, apostando em um modelo híbrido. Ainda assim, os escritórios maiores não devem atingir 50% da capacidade antes de setembro.
O gigante da mídia social insiste que a mudança para o trabalho remoto não se trata de economia de custos. Embora já tenha deixado em entrelinhas que os trabalhadores remotos podem receber salários mais baixos, dependendo de onde escolherem viver e trabalhar. O oposto do que fez o Spotify, que garantiu que todos os funcionários recebam o mesmo salário, equiparados com cidades bem caras como Nova York e São Francisco.
O modelo híbrido em ação
É importante estar atento aos movimentos que vão acontecer nos próximos meses, especialmente nos Estados Unidos, onde a vacinação está avançando mais rapidamente. Em breve será possível reabrir escritórios com segurança e receber uma parte do quadro de funcionários, como vai fazer o Facebook.
Muitas empresas já deixam claro que os dois formatos (escritório e remoto) vão existir de forma paralela a partir de agora, deixando em casa aqueles que se sentem melhor e são mais produtivos nesse formato e trazendo de volta para o escritório quem prefere o modelo tradicional.
Assim como listamos no último texto, conduzir uma equipe híbrida vai exigir ainda mais esforços da equipe de gestores, uma vez que é preciso lidar de forma muito equilibrada com as diferenças e um planejamento muito bem estrutura será fundamental para isso.
Mesmo que sua empresa ainda esteja em fase de voltar ao escritório, é importante que você e seu time de liderança já organizem e estruturem esse momento, para que todos possam aproveitar o melhor dos dois mundos.
Quer ajudar para implementar esse modelo e criar uma política de trabalho remoto eficiente se segura? Entre em contato com a HOM. Somos especialistas em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser entrar em contato com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.