Como implementar hábitos eficazes para você e seu time. É verdade que muita gente esperava um ano melhor depois de 2020, mas as perspectivas ainda estão meio nubladas. Fato é que todos estão buscando maneiras de passar por esse momento, trabalhando em casa e sendo o mais produtivo possível. Para isso, é importante estabelecer metas realistas.
Falando em metas, você ainda lembra do que determinou para esse ano? Com tudo o que está acontecendo, muitos acabam deixando as metas de lado. Não desanime se você ainda não dominou uma nova habilidade ou aumentou enormemente sua produtividade no trabalho. No entanto, apenas lembrar-se deles é uma grande oportunidade para se reorientar e começar a construir sobre o progresso que você já fez, tanto individualmente quanto em equipe.
Bons hábitos não são formados da noite para o dia, mas existem maneiras cientificamente comprovadas de desenvolver e manter novos comportamentos positivos. Nossa vida é composta de tantos hábitos diferentes que adquirimos ao longo do tempo e, ao longo da pandemia, você sem dúvida desenvolveu novos hábitos para se adaptar a esta situação única. Vale a pena considerar quais deles não servirão para você após a pandemia e quais você gostaria de manter. Pode haver algumas coisas, como uma prática de meditação matinal ou intervalos regulares para exercícios, que você deseja incorporar em sua vida profissional a longo prazo, mas é preciso ser intencional a respeito.
Seja qual for o hábito que você deseja implementar na sua vida ou na rotina do seu time, alguns passos e reflexões podem torná-lo mais fácil de ser executado.
Qual é a razão?
Isso é importante tanto para construir sua própria motivação quanto para justificar sua ideia para os outros ou para seu time. Deve haver um motivo realmente sólido para buscar esta nova prática, caso contrário, você não será capaz de motivar a si mesmo ou a qualquer outra pessoa para fazer a mudança. Faça uma lista de como esse novo hábito será benéfico, quais serão os efeitos a longo prazo e por que é importante o suficiente para agir e mudar.
Comece aos poucos
A melhor forma de criar um hábito é fazê-lo aos poucos. É muito difícil alguém sedentário começar a correr 5km todas as manhãs de um dia para o outro. No entanto, se você começar com uma caminhada de cinco minutos todas as manhãs e continuar a partir daí, é muito mais provável que você se mantenha motivado. Você não vai conseguir transformar reuniões de 1h em encontros de 10 minutos de uma hora para outra, mas pode aos poucos começar a limitar o tempo e tirar da pauta temas irrelevantes. Comece com algo que pareça alcançável e o objetivo de longo prazo se tornará cada vez mais realista.
Seja específico
Você já deve ter ouvido o ditado “uma meta sem um plano é apenas um desejo”, e isso se aplica a tudo, desde os mais ambiciosos dos objetivos aos mais simples dos hábitos. O que você precisa fazer para manter esse novo hábito? Onde? Quando? Talvez seja fazer ioga depois de sua xícara de café da manhã ou escrever uma lista de tarefas para cada dia quando você se conectar de manhã. Seja o que for, escreva sua intenção específica e tente mantê-la.
Mudanças positivas e negativas
Inserir um hábito positivo sempre será muito mais eficaz do que eliminar um hábito negativo. É muito mais provável que nossos cérebros resistam a novos hábitos restritivos e sejam motivados por adicionar algo positivo à nossa rotina. Por exemplo, ao invés de começar eliminando hábitos do seu time, comece implementando novos passos mais produtivos para todos. Que tal colocar um tempo limite às reuniões diárias e torná-las mais curtas?
Garanta que alguém vai acompanhar a evolução
Se você é uma pessoa extremamente motivadora, ótimo! É muito provável que você consiga trazer todo seu time junto para as mudanças. Mas muitas pessoas são mais eficazes em estabelecer novos hábitos quando prestam contas a alguém. Uma sugestão é envolver o time todo e estimular que todos participem e acompanhem o progresso da equipe. Assim todos acompanham a evolução e se sentem motivados ao mesmo tempo.
Com tantas equipes trabalhando remotamente no momento, e muitas dispostas a continuar fazendo isso, é mais importante do que nunca construir hábitos fortes e positivos que promovam produtividade, resiliência e saúde geral. Acima de tudo, é importante não esperar mudanças milagrosas durante a noite e ter em mente que mesmo o menor ajuste diário pode trazer benefícios a longo prazo.
Quer saber como gerenciar melhor sua equipe em home office, proporcionando uma boa estrutura de trabalho para todos? Entre em contato com a HOM. Somos especialistas em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser entrar em contato com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.