O home office está bem mais popular do que era há alguns anos e essa possibilidade também abre espaço e oportunidade para mais acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Claro, ainda existem muitas barreiras, mas trabalhar em casa pode facilitar algumas coisas.
A primeira constatação é que as empresas que ainda não têm escritórios adaptados às necessidades dessas pessoas poderiam ainda assim contratá-las em modelo de home office. Outro ponto relevante é que as vezes o deslocamento até o escritório é um esforço muito grande, exigindo transporte adaptado ou auxílio de alguma outra pessoa. Diante disso, o profissional contratado pode trabalhar em casa, com segurança e um ambiente já conhecido. E isso pode ser um grande facilitador para as empresas preencherem as vagas PCD.
Isso ainda não acontece
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020 o mercado de trabalho para pessoas com deficiência perdeu 171.260 vagas. “Mas para as PCDs, o cenário que já era negativo antes, continuou piorando e não houve recuperação”, explica o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.
Por falta da cultura da inclusão, preconceito ou até mesmo por entender que em home office existem mais possibilidades de contratação, muitas empresas acabam não enxergando as possibilidades de um contratado PCD.
A lei de cotas exige que as empresas com mais de 100 funcionários tenham um número mínimo de colaboradores com deficiência nos seus quadros. A quantidade varia entre 2% a 5%, de acordo com o número do quadro total de funcionários.
Mais possibilidades
Se a sua empresa está alinhada com os valores atuais e do futuro, já sabe que é fundamental aumentar a diversidade na sua equipe. E o home office pode colaborar para aumentar a diversidade um pouco mais rápido.
Além disso, com uma política de home office estabelecida, fica mais fácil recrutar talentos de culturas e origens diferentes, trazendo uma riqueza de troca muito grande para todo o time.
Quer saber como gerenciar melhor sua equipe em home office, proporcionando uma boa estrutura de trabalho para todos? Entre em contato com a HOM. Somos especialistas em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro. Se quiser entrar em contato com a nossa equipe, é só mandar um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.