A gente já fala sobre a mudança causada pelo coronavírus no universo de trabalho desde o início do ano. Muitas casas e apartamentos viraram escritórios improvisados. E uma nova pesquisa mostrou recentemente que a maioria dos trabalhadores ainda está despreparada para os desafios de trabalhar em casa.
Empresas como Twitter e Salesforce anunciaram planos de longo prazo para trabalhar em casa, enquanto a KPMG relata que quase 70% dos CEOs de grandes empresas planejam reduzir o tamanho de seus escritórios.
Mas, em outra realidade, na dos funcionários que nunca tinham experimentado o home office, os dados são um pouco diferentes. Uma pesquisa da Nulab com funcionários remotos mostra que 72% não estão trabalhando em um escritório dedicado. E 40% dos funcionários remotos nem mesmo trabalham em uma mesa dedicada.
– Quase 20% dos trabalhadores estão aproveitando da sala de estar.
– 28,5% estão trabalhando no quarto principal da casa.
– A maioria (56%) não conseguiu trazer equipamentos de seu empregador para o home office.
– 1/3 admite ter adquirido pessoalmente equipamentos para ajudá-los a trabalhar remotamente durante o COVID-19.
O novo normal é uma mudança massiva; trabalhadores remotos precisam de novas ideias e estratégias para se preparar melhor para o futuro do trabalho. Isso significa que o estresse emocional, a turbulência na programação e os conflitos familiares também permanecerão? Talvez o futuro pertença a quem se prepara para ele: os dados sugerem que é necessário um investimento na transformação digital.
Se depois de tantos meses em home office, sua empresa ainda não pensou e organizou uma política clara para os funcionários, sua equipe pode fazer parte desses dados. Se você não sabe como está a vida do seu colaborador em casa, como cobrar produtividade?
É importante lembrar que a maioria dos colaboradores em home office hoje não aceitou um contrato de trabalho que incluía trabalhar em casa. As condições podem não sem nem perto das ideais. O que a sua empresa fez e está fazendo para ajudar seu funcionário a se adaptar melhor ao home office?
Precisamos pensar nisso, pois já se passaram muito meses e a volta para o escritório ainda é um desafio para muitas equipes de facilities.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro.
Precisa da nossa ajuda nesse momento ou se preparar para o futuro? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]