Pelo menos dois terços das empresas que adotaram uma política de trabalho remoto durante a pandemia do coronavírus planejam manter pelo menos algumas dessas políticas em vigor a longo prazo ou permanentemente. Os dados são de um estudo feito pela S&P Global (confira aqui).
A pandemia forçou mais empresas do que nunca a adotarem rapidamente um modelo de home office. E embora o começo possa ter sido difícil para alguns, muitos estão colhendo os benefícios dessa novidade – e isso pode levar a uma mudança permanente nas condições de trabalho entre os setores.
Esta é uma situação sem igual que levou as empresas a não terem escolha que não fosse adotar um modelo de trabalho remoto. Mas o que as empresas estão vendo é que funciona. Todo mundo ganha com esse modelo.
Para pequenas empresas, os benefícios são inúmeros. Você economiza espaço em escritórios, equipamentos, suprimentos e utilitários, permitindo que os funcionários trabalhem remotamente. Você também pode ter desempenho e bem estar da sua equipe melhorados, dando a flexibilidade de definir seu próprio cronograma, utilizando sempre ferramentas de gerenciamento e comunicação.
O trabalho remoto também abre o um leque de talentos mais amplo do que nunca para pequenas empresas. Em vez de apenas procurar candidatos em sua área, você pode considerar praticamente todo mundo. Isso inclui mães solteiras que não poderiam trabalhar fora de casa, pessoas com deficiência e dificuldades de mobilidade, aquelas que não podem dirigir ou pagar por transporte e pessoas que vivem fora da sua área geográfica. Isso proporciona uma força de trabalho mais diversa e talentosa.
Contra o desemprego
Outra pesquisa apontou que, em um primeiro momento, o maior número de desempregados foi entre as funções que não podem exercer o trabalho remotamente.
Enquanto para algumas profissões a necessidade física presencial é fundamental, muitas outras conseguiram migrar para o digital, mantendo as atividades em dia e também os empregos de muita gente.
Por exemplo, o emprego diminuiu 3,6% em ocupações que não podiam ser remotas, em comparação com uma diminuição de 0,4% em ocupações que poderiam ser remotas.
Se quiser ajuda para implementar o home office da melhor maneira possível no seu negócio, entre em contato com a HOM! É só mandar um e-mail para [email protected].
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office