Nos últimos meses, quando ficou claro que a rápida disseminação do coronavírus acabaria sobrecarregando os serviços de saúde, os governos de todo o mundo começaram a exigir o distanciamento social em locais públicos para proteger seus cidadãos.
Em resposta à pandemia da COVID-19, muitos países não apenas determinaram o distanciamento social básico, mas também fecharam escolas, lojas e escritórios, cancelaram todas as conferências e reuniões e proibiram as viagens domésticas e internacionais.
VANTAGEM PARA OS NEGÓCIOS
Essas paralisações causaram dificuldades financeiras reais para pequenos negócios em muitos países. Mas algumas empresas, cujos trabalhadores podem trabalhar remotamente, conseguiram continuar como de costume em meio ao caos.
O sucesso do trabalho remoto não é coincidência. Estudos demonstraram que, quando bem feito, o trabalho remoto pode melhorar a produtividade, a criatividade e a autoestima dos funcionários. Além disso, pode ser uma grande economia para empresas.
Agora, depois de serem obrigadas a investir às pressas em ferramentas que tornam o trabalho remoto mais fácil e eficiente devido à pandemia do coronavírus e entendendo os benefícios desse novo modelo de trabalho, muitas empresas estão pensando em permitir que seus funcionários trabalhem em casa para sempre.
O Twitter anunciou essa decisão recentemente. Outros gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, também disseram que estão planejando apoiar o trabalho remoto “no futuro próximo”. No Brasil, a XP Investimentos foi uma das que anunciou essa medida também.
BOA NOTÍCIA PARA TODOS
A aparente mudança do mundo dos negócios em direção ao trabalho remoto é uma boa notícia, não apenas para as empresas e seus funcionários, mas também para a sociedade em geral e o meio ambiente.
Práticas generalizadas de trabalho remoto reduziriam o número de veículos em nossas estradas. Isso gera uma queda nas emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas.
O mundo já viu uma queda média de 6% nos gases de efeito estufa em meio à pandemia de coronavírus devido a bloqueios e paralisações do setor industrial e de transporte. Embora seja impossível manter esse nível após o final da pandemia, o trabalho remoto pode nos ajudar a manter alguns dos ganhos ambientais que obtivemos durante essa crise.
Com um ar mais limpo, as melhorias na saúde podem ser vistas rapidamente. De acordo com um relatório da American Thoracic Society, os benefícios para a saúde podem ser vistos em poucas semanas. Além disso, eliminar o estresse do deslocamento pode levar a uma pressão arterial mais baixa e a uma diminuição dos riscos associados a doenças cardiovasculares, como a hipertensão.
Menos veículos nas estradas também resultariam em menos acidentes de trânsito. Segundo o Institute for Health Metrics and Evaluation, globalmente, os acidentes de trânsito foram a sexta principal causa de morte em 2017. Segundo a OMS, somente em 2018, 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo perderam a vida em acidentes de trânsito.
É claro que o trabalho remoto também apresenta algumas desvantagens para alguns trabalhadores, como dificuldades de isolamento e auto gerenciamento. Mas os negócios podem superar esses desafios construindo fortes canais de comunicação entre os funcionários, ouvindo e atendendo às preocupações dos trabalhadores e garantindo que os funcionários tenham a capacidade de desligar o trabalho e se concentrar em suas vidas privadas nos fins de semana e depois do expediente.
Sabemos que nem todos podem trabalhar em casa, e o home office é uma opção mais comum para setores administrativos e burocráticos. No entanto, as práticas de trabalho remoto beneficiam todos os membros da sociedade, incluindo aqueles que não podem ou não desejam trabalhar em casa. E se quem pode fazer home office fica em casa, quem precisa sair pode aproveitar deslocamentos mais fáceis, seguros e menos estressantes, ruas mais limpas, melhor qualidade do ar e serviços de saúde pública menos sobrecarregados.
O trabalho remoto pode mudar o mundo para melhor. É por isso que é importante pensar em políticas adequadas e considerar a inserção desse modelo mesmo após o fim da pandemia do coronavírus.
Quer saber mais sobre produtividade e gestão de equipes no home office? A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office