Se você está tentando trabalhar em casa, já enfrentou esse dilema: como fazer algo em um ambiente cheio de distrações em meio a tempos difíceis? Seu serviço de streaming de música ou coleção de discos pode ser a resposta. Além de proporcionar um ruído de fundo, foi comprovado que a música melhora a produtividade e o desempenho cognitivo, especialmente em adultos. Ouvir música pode ajudar as pessoas a gerenciar a ansiedade, motivar-se e permanecer produtivo. Você só precisa saber como criar a playlist correta.
Comece devagar
Comece o dia com um truque da musicoterapia. O conceito é conhecido como princípio ISO, que é uma técnica utilizada pelos terapeutas para alterar o humor de um paciente. O terapeuta irá combinar a música conforme humor do paciente e depois alterar gradualmente as músicas para alcançar o estado de humor desejado.
As músicas no início da lista de reprodução não devem forçar você a um estado de produtividade, mas devem levá-lo gradualmente até lá. Embora a escolha da música varie por pessoa, Kirsten Nelson, uma musicoterapeuta do hospital infantil da Universidade de Iowa, sugere faixas como Here Comes the Sun, dos Beatles, e Ooh Child, do Five Stairsteps, como um ponto de partida.
“Se você está se sentindo muito deprimido pela manhã, encontre algo pacífico para começar”, diz Nelson. “A partir daí, você pode colocar uma música mais motivadora para alcançar o estado que deseja”.
Transição para uma música poderosa
Os pesquisadores descobriram que a velocidade mais rápida da trilha pode resultar em maior desempenho. Em um estudo que examinou a relação entre o ritmo da música e a produtividade, a maioria dos sujeitos do teste teve um desempenho melhor enquanto ouvia músicas com ritmo em torno de 121 bpm. Algumas músicas que têm esse ritmo são Call Me Maybe, de Carly Rae Jepsen, I Wanna Dance with Somebody, de Whitney Houston, e I Will Survive, de Diana Ross.
Kirsten Nelson refere-se a esse fenômeno como encontrar a “canção do poder”, que pode ser usada para motivar o ouvinte a ser produtivo. “Eu acho que a música pode ativar as pessoas de um modo muito particular”, diz ela. “Se queremos entrar em um lugar onde possamos ter mais energia e motivação, uma música poderosa pode ser muito útil.” Nelson diz que adicionar músicas poderosas em pontos estratégicos de uma playlist de trabalho, como nas transições entre tarefas e no final do dia, pode ajudar a manter a motivação.
Repense suas letras
Nelson diz que a escolha de incluir faixas cantadas em uma lista de reprodução deve depender da preferência individual. Embora a pesquisa sugira que ouvir música animada e complexa possa ajudar os trabalhadores a ficarem alertas e motivados durante a execução de tarefas repetitivas, as letras narrativas podem distrair os que tentam fazer um trabalho cognitivo.
E, embora as letras possam ser um motivador poderoso, não toque automaticamente suas faixas favoritas. Um estudo encontrou uma diminuição no desempenho ao ouvir músicas caracterizadas como “música vocal familiar”. A pesquisa sugere que, embora seja importante ouvir música agradável, músicas que são muito familiares podem ser uma distração.
Construção contínua
Construir sua própria lista de reprodução para ouvir em casa não deve ser uma tarefa difícil. O ideal é que seja uma construção contínua, que você vai fazendo com o passar do tempo. Quando ouvir uma música e perceber que se sente bem, coloque na sua playlist de trabalho. A medida que a lista for crescendo, você pode ir organizando na ordem que for mais adequada para sua produtividade.
Barulho de escritório
Se você só precisa de um barulhinho ao fundo, aquele white noise natural do escritório, vai adorar esse site, o I Miss The Office. Ele simula o barulho do escritório, podendo escolher exatamente o número de funcionários/colegas que você está acostumado.
Quer saber mais sobre produtividade e gestão de equipes no home office? A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Temos tudo o que sua empresa precisa para gerenciar seus colaboradores remotamente, incluindo um software com funcionalidades exclusivas para o modelo de trabalho e planejada pra o mercado brasileiro.
Precisa da nossa ajuda nesse momento ou se preparar para o futuro? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.
**Com informações de The Guardian