A gente já falou por aqui como o home office transformou as cidades na China com a chegada do Coronavírus e estamos acompanhando esse movimento se tornar mundial. A medida em que o Coronavírus se espalha pelo mundo, o home office vai se espalhando também.
Empresas na Europa e nos Estados Unidos estão mandando os funcionários ficarem em casa por um período para evitar possíveis contágios. Amazon, Twitter, Microsoft, Nestlé, Facebook, Google, Ford Motor, CNN, Citigroup e HSBC são algumas das que já anunciaram algum tipo de isolamento e mudança no formato de trabalho para evitar que o COVID-19 se espalhe entre os funcionários.
Para ajudar a empresas que precisam lidar com home office repentino e até meio forçado, Microsoft e Google estão fornecendo gratuitamente recursos de comunicação. O Google liberou o Hangouts Meet para todos que tiverem uma conta GSuite até o dia 01/07 e a Microsoft liberou 6 meses de acesso de teste na plataforma Microsoft Teams.
NO BRASIL
No Brasil os casos de Coronavírus ainda estão sob controle e por enquanto vemos apenas as multinacionais adotando o modelo de home office em formato emergencial. Empresas que têm funcionários que viajam muito pelo mundo e voltam para o escritório estão incentivando que colaboradores fiquem trabalhando em casa. É o caso da Mastercard, que fechou o escritório de São Paulo depois que um funcionário chegou de Nova York com o vírus.
É importante destacar que as empresas que já têm uma política de home office bem definida saem na frente em momentos como esses, já que a produtividade não é prejudicada com os funcionários trabalhando em casa, pois os critérios para o modelo já estão bem definidos e as equipes já estão acostumadas com tal situação.
Empresas que nunca experimentaram o modelo home office, que não possuem ferramentas adequadas e uma mínima organização para que a equipe trabalhe em conjunto, mesmo estando distante, podem sofrer um pouco com a organização disso de forma emergencial.
TENDÊNCIAS
O Gartner.Inc (uma das maiores empresa de pesquisa e consultoria do mundo) publicou um artigo questionando se, com a chegada do Coronavírus, sua empresa já está preparada para o trabalho remoto. O fato é que estando pronta ou não, pode ser que sua equipe precise ficar longe do escritório por um tempo!
“Estamos sendo forçados a participar do maior experimento de home office do mundo e, até o momento, não foi fácil para muitas organizações implementarem o modelo”, diz Saikat Chatterjee, diretor sênior de consultoria da Gartner.
Em uma recente pesquisa, 91% dos líderes de RH presentes (todos na Ásia/ Pacífico) indicaram que implementaram acordos de home office desde o surto, mas o maior desafio segue sendo a falta de infraestrutura de tecnologia e falta de intimidade com o modelo.
É importante lembrar que o sucesso do trabalho remoto depende muito da confiança que as empresas depositam nos funcionários, acreditando que cada um vai fazer o trabalho, mesmo que não seja possível controlar cada detalhe de perto.
Poucas organizações se sentem preparadas para o trabalho remoto em larga escala, mas é preciso tomar medidas para tornar a experiência produtiva para os funcionários e a organização.
Você não precisa esperar nenhuma catástrofe ou emergência para implementar o modelo de home office na sua empresa. Os benefícios são comprovados e com o manejo correto, todos ganham.
A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Quer preparar sua empresa para o futuro? Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para [email protected]
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.