Lembram que durante a greve dos caminhoneiros aqui no Brasil muitas empresas resolveram adotar o trabalho remoto e deixar os funcionários trabalharem em casa – afinal não tinha como chegar ao escritório mesmo.
O mesmo está acontecendo na China nos últimos dias, durante a epidemia de Coronavírus. Para evitar a circulação de pessoas, muitas empresas estão deixando seus funcionários trabalhando em casa e descobrindo assim, meio na marra, como fazer uma empresa funcionar sem ninguém no escritório.
(Spoiler: funciona muito bem!) Aliás, por conta do surto de coronavírus, trabalhar em casa não é mais um privilégio, é uma necessidade.
Enquanto fábricas, lojas, hotéis e restaurantes alertam sobre o baixo tráfego de pedestres que está transformando os centros das cidades em cidades fantasmas, atrás das portas fechadas de apartamentos e casas, milhares de empresas estão tentando descobrir como permanecer operacional em um mundo virtual.
“É uma boa oportunidade para testarmos o home office em grande escala”, disse Alvin Foo, diretor da Reprise Digital, uma agência de publicidade de Xangai com 400 pessoas que fazem parte do Interpublic Group. “Obviamente, não é fácil para uma agência de publicidade criativa que faz muitos brainstorms pessoalmente”. Isso significa ter conversas por vídeo e telefone, disse ele.
Por enquanto, a maioria das pessoas na China ainda está de férias por conta do Ano Novo Lunar. Mas, quando as empresas chinesas começarem a reiniciar as operações, é provável que inaugure a maior experiência de home office do mundo.
Um banqueiro de Hong Kong disse que vai prolongar suas férias no exterior, pois pode trabalhar de qualquer lugar com um laptop e um telefone. Outros empresários dizem que estão usando o tempo que seria gasto com visitas aos clientes organizando informações internas.
E a produtividade?
Bom, a preocupação de alguns gestores é que a produtividade possa cair nesse período. Mas não é isso que os estudos mostram!
Um pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford em 2015, com trabalhadores chineses de uma agência de viagens chamada Ctrip, revelou que a produtividade dos funcionários do call center aumentava 13% quando eles trabalhavam em casa. Esse estudo já é um clássico quando falamos de produtividade e home office.
O importante aqui é destacar que, em uma situação de urgência e necessidade, as empresas entendem facilmente que colocar o funcionário para trabalhar em casa é uma ótima opção. Mas nesses momentos de temor e até um certo pânico de sair na rua, essa mudança na operação pode deixar tudo meio confuso e tumultuado.
Coisa que não acontece em empresas que já estão acostumadas ao modelo de home office, que já possuem uma política de trabalho flexível e que facilmente podem colocar o time inteiro para trabalhar em casa, sem ter nenhum tipo de perda de produtividade.
Trabalhar em casa (ou em qualquer lugar) é uma tendência real e pode ser muito eficiente, desde que seja implementada corretamente e que exista um plano a ser seguido.
Que tal preparar sua empresa para que uma urgência não se transforme em um caos? Se quiser entender melhor como isso pode funcionar para o seu negócio, entre em contato com a HOM! É só mandar um e-mail para [email protected]
*Com informações de LATimes
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.