Nos últimos anos, o conceito de “ir trabalhar” mudou completamente, acelerado principalmente pelas novas tecnologias. Hoje ninguém precisa ir até o escritório para estar trabalhando. É só pegar o celular na mão e pronto: você já se conecta com colegas, responde superiores e fala com clientes.
Mas com empregadores em todo o mundo se tornando mais flexíveis e apostando em equipes e escritórios distribuídos, a pergunta é: como podemos organizar melhor nossas empresas e funcionários remotamente?
Existem três modelos de trabalho e cada um deles tem benefícios diferentes.
Vamos listar:
ESCRITÓRIO CENTRALIZADO + HOME OFFICE EVENTUAL
Com esse modelo, os funcionários devem trabalhar principalmente no escritório, mas com a opção de trabalhar em casa eventualmente. É atraente para praticamente qualquer pessoa, mas pode ser especialmente benéfico para pais ocupados ou para quem mora mais longe do escritório. O número de horas remotas varia de empresa para empresa, mas a maioria dos que possuem essa política aloca pelo menos um dia de home office por semana.
Uma das maiores vantagens desse modelo é que os funcionários têm mais oportunidade de incorporar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e aliviar o estresse dos deslocamentos diários. Para muitos, os eventuais dias de trabalho em casa fornecem a interrupção necessária que muitos funcionários precisam para evitar desgastes.
Esses motivos, entre outros, são as razões pelos quais muitas empresas de renome, como AirBnb, Oracle, Deloitte e Itaú incorporam essa política ocasional de trabalhar em casa. Para todos aqueles que desejam se juntar a essa equipe, recomendamos começar com pequenos passos. Permita a opção de trabalhar em casa duas vezes por mês e ouça os comentários de seus funcionários. Depois de entender onde está o consenso, você pode começar a escalar esse modelo para descobrir como ele complementa a cultura da sua empresa.
ESCRITÓRIO CENTRALIZADO + TRABALHAR EM QUALQUER LUGAR
Esse modelo pega a flexibilidade do primeiro modelo e aumenta um nível. As empresas que apostam nesta política dão aos seus funcionários a liberdade de escolher onde trabalham, seja o escritório, o sofá, uma cafeteria ou terras distantes. Qualquer lugar com uma conexão estável à Internet e café de qualidade deve ser suficiente.
Muitas empresas adotam essa política oferecendo benefícios aos funcionários que permitem que os membros remotos da equipe encontrem um local onde possam ser os mais produtivos.
Para todos os interessados em mudar para este modelo, verifique se há total adesão e alinhamento entre todos os líderes seniores. Embora a promoção do trabalho remoto possa reduzir significativamente seus custos operacionais, pode ser necessário mudar os orçamentos para acomodar outras despesas.
COMPLETAMENTE DISTRIBUÍDOS SEM ESCRITÓRIO
Esse modelo é de longe a política de trabalho remoto mais avançada que uma empresa pode incorporar, pois os membros da equipe estão distribuídos em todo o mundo, em diferentes países e fusos horários. As empresas que o utilizam provavelmente são remotas desde o primeiro dia, sem nunca terem tido um escritório físico antes. Portanto, para líderes que estão nos estágios iniciais de iniciar seu empreendimento, esse modelo é excelente a ser considerado.
Muitas vezes, os líderes e empregadores dessas empresas são nômades digitais que mudam de local por vários motivos. Felizmente para eles, esse modelo não atrapalhará seu trabalho ou suas escolhas de viagem.
Outro ponto importante: as expectativas salariais são muito mais altas em certas regiões, mas com a criação de uma equipe remota, você poderá acessar mercados de trabalho mais baratos e menos saturados.
COMO ESCOLHER?
Se você deseja aumentar a felicidade e o engajamento dos funcionários, o modelo que oferece home office ocasionalmente é uma opção maravilhosa.
Se você tem objetivos desafiadores e está animado para mergulhar em um ambiente de trabalho não convencional, o modelo de trabalhar de qualquer lugar tem uma certa maleabilidade que pode atender às suas necessidades e trazer um bom time para sua empresa.
Agora, se você está certo de que quer ter funcionários no mundo todo, uma equipe diversificada e não sente falta de um escritório central, então o modelo totalmente remoto é a escolha certa para você!
Está começando um negócio novo e quer saber qual é a melhor maneira da sua equipe trabalhar? Converse com a gente!
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.