Era uma vez uma razão convincente para exigir que os trabalhadores estivessem em suas mesas em horário comercial. Isso era necessário para permitir a cooperação porque não era possível ter funcionários em locais diferentes (ou mantendo horários diferentes) trabalhando juntos de forma eficaz. Também era vital para todas as empresas manter as aparências em um escritório grande e ocupado.
As coisas são bem diferentes hoje. Na era digital, as operações on-line são abundantes e a tecnologia mudou radicalmente a maneira como o profissional trabalha. Mesmo assim, muitas empresas ainda exigem que seus funcionários estejam no escritório todos os dias. Se você é gestor de uma empresa sem uma política de home office e trabalho remoto, já é hora de você resolver isso.
Veja algumas razões para permitir o home office:
Combina bem com o horário flexível
O horário flexível é modelo muito utilizado no mundo, sendo um dos principais fatores o crescimento dos negócios internacionais. Com o crescimento do e-commerce e negociações com outros países, é importante que alguns negócios estejam operacionais 24 horas por dia e sua empresa vai se beneficiar de funcionários trabalhando em horários alternados.
E qual é a melhor maneira de manter um time com horários variados e flexíveis? Chamar sua equipe para o escritório no meio da noite não é uma boa opção. Por isso é muito melhor deixar todos trabalharem em casa: com boas conexões e espaços de trabalho adequados, você não vai ver efeitos negativos, e todos estarão em posição de mostrar muito mais entusiasmo.
Esqueça os equipamentos fixos nas mesas
O equipamento tem sido uma justificativa para manter os funcionários em suas mesas, principalmente em trabalhos que exigem processamento pesado. Os designers gráficos ou editores de vídeo, por exemplo, antes precisavam de grandes configurações de desktop para realizar seu trabalho – mas na última década, passamos rapidamente do ponto de precisar dessas máquinas enormes para a maioria dos trabalhos.
Os celulares modernos podem nos manter conectados por dados móveis, enquanto os laptops poderosos oferecem toda a funcionalidade necessária para realizar o trabalho em qualquer lugar. Você pode propor estações comunitárias, com monitores e periféricos, para que qualquer funcionário chegue e trabalhe, com o equipamento portátil que pode ser usado em casa ou no escritório. Além de tudo, você pode ter um escritório menor, com estações rotativas.
Não prejudica a produtividade
A ideia de que trabalhando fora da supervisão direta os funcionários vão aproveitar para serem pagos para fazer o mínimo possível é uma lenda urbana! Não existe nenhum dado, nenhuma informação real e nenhum exemplo de que isso tenha acontecido.
Já o contrário foi provado com inúmeras pesquisas e avaliações de equipe de trabalho pelo mundo inteiro. A liberdade faz o funcionário produzir mais e melhor.
E não preciso pensar muito para entender porque o home office é bom para a produtividade. Ele acaba com o deslocamento, economizando tempo. Reduz o estresse. E o melhor de tudo, faz com que o funcionário faça um trabalho útil e focado. Muito mais produtivo do que passar oito horas no escritório, apenas cumprindo tabela.
Funcionários mais felizes são mais leais
Além de tudo, a liberdade de trabalhar em casa torna os funcionários mais felizes, e os funcionários mais felizes tendem a permanecer por muito mais tempo na empresa. Por que isso é tão significativo? Porque a substituição de um funcionário é cara e inconveniente e fica mais difícil quanto mais tempo o funcionário trabalha para você.
Além disso, os funcionários leais têm uma probabilidade muito maior de falar positivamente sobre os negócios durante o tempo livre e isso pode ser muito mais impactante do que você imagina. Veja as mídias sociais, por exemplo: se você tem um funcionário extremamente feliz com o trabalho e fala sobre isso com frequência no Twitter, será um ótimo RP orgânico para os seus negócios.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.