A gente passou o ano inteiro compartilhando conteúdo por aqui, sempre mostrando as vantagens e trazendo indicativos que comprovam que implementar o formato home office nas empresas traz benefícios para os funcionários e também para os negócios.
Mas embora essa não seja uma tendência recente e nos Estados Unidos, por exemplo, trabalhar em casa seja muito comum, no Brasil ainda existem algumas barreiras a serem ultrapassadas.
Um dado recente indica que em 2025, 70% da força de trabalho dos Estados Unidos vai trabalhar remotamente pelo menos cinco dias por mês. E é sobre isso que vamos conversar hoje.
Quando falamos de home office, alguns gestores imaginam que precisam transformar sua empresa 100%, colocando todo mundo para trabalhar em casa todos os dias da semana. E não é isso que nossa experiência mostra.
Muitas empresas implementaram o home office em 2019, optando por deixar a equipe em casa uma ou duas vezes por semana. Essa é uma mudança relativamente simples perto dos benefícios gerados. Funcionários mais felizes, mais produtivos, mais confiantes e mais leais fazem do espaço de trabalho um lugar melhor e por consequência, mais lucrativo.
É possível começar essa mudança com setores específicos, com profissionais que fazem determinadas atividades, aos poucos, sem precisar abandonar a sede. Esse modelo 100% funciona para algumas companhias? Certamente, e temos bons exemplos disso. Mas essa não é a única opção!
Muitas empresas implementaram o home office em 2019, optando por deixar a equipe em casa uma ou duas vezes por semana
Se você ainda não pensou em implementar o home office na sua empresa e tem medo das grandes mudanças que podem ocorrer, de perder o controle do grupo e de diminuir a rentabilidade, pense com carinho em implementar aos poucos, com alguns times, durante um ou dois dias por semana.
Dessa forma você já começa a testar esse formato que se mostra cada vez mais promissor, especialmente se você quer manter seus melhores funcionários na equipe. Aposte no home office em 2020!
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.