Uma das grandes vantagens do home office para as empresas é poder abrir o leque em busca de grandes talentos. É provável que você não encontre todos os funcionários que precisa na sua cidade, mas eles estão espalhados pelo mundo! A barreira geográfica tem feito cada vez menos sentido e empresas que percebem isso conseguem contratar os melhores profissionais do mercado.
No ramo da tecnologia isso fica ainda mais evidente. O TechRepublic entrevistou Al Sene, vice-presidente de engenharia da Digital Ocean, sobre as habilidades que os desenvolvedores precisam em 2020 e quais as tendências para o próximo ano. A Digital Ocean é uma startup de serviços de infraestrutura de computação em nuvem
Um dos destaque foi a capacidade de trabalhar (e contratar) remotamente. “Uma tendência que observo é o trabalho remoto. Fizemos uma pesquisa há alguns meses e descobrindo que a grande maioria dos desenvolvedores, algo como 90% deles, realmente espera que o trabalho remoto faça parte da sua rotina”, avaliou Al Sene.
Essa é uma tendência que não impacta apenas o ramo dos desenvolvedores, mas a comunidade como um todo. É uma mudança que tem relação com a forma como o trabalho é desenvolvido e isso precisa ser levado em conta.
Outra habilidade importante é a capacidade de aprender
Ainda no setor do desenvolvimento, outra habilidade importante é a capacidade de aprender! Esta indústria se move muito rápido e as coisas estão mudando o tempo todo. Sempre há inovações acontecendo. Portanto, ser capaz de aprender novas tecnologias, estar disposto a aprender novas tecnologias, é realmente importante.
No fim da contas, as tendências para o mercado dos desenvolvedores também servem para vários outros nichos, já que a capacidade de aprender novas habilidades é umas das mais requisitadas atualmente, junto com a capacidade de auto gerenciamento.
O modelo de trabalho da sua empresa já permite que você contrate funcionários independente da barreira geográfica?
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.