Vivemos em um mundo em que cada vez mais pessoas usam a tecnologia para colaborar com seus clientes e colegas de equipe. No entanto, muitas empresas esperam que seus funcionários estejam no escritório em tempo integral para trabalhar. Porém, trabalhar no escritório em período integral não é mais uma necessidade, e existem muitas vantagens no trabalho remoto e a implementação de estratégias de home office vai ajudar sua empresa a ter mais sucesso.
Mas além de ter mais sucesso, o formato flexível também proporciona que empresas contribuam para um mundo mais sustentável. Como? Vamos falar disso logo mais.
Seguimos olhamos para os líderes mundiais esperando medidas para reduzir as emissões de CO2, mas precisamos refletir sobre o nosso papel nesse movimento.
Se você está em uma posição de liderança em sua empresa, trabalhando como CEO, gerente de RH ou mesmo líder de equipe, pode lembrar de como foi a sua infância e ficar apreensivo com futuro do nosso planeta. Assim como os líderes dos anos 80 entraram em ação, agora é a hora da nossa geração.
Como líder, você pode tomar medidas positivas em relação a pelo menos essas três áreas abaixo para ajudar a reduzir as emissões de CO2 em sua empresa, utilizando a tecnologia que já está à sua disposição:
- Reduza os voos e deslocamentos e aposte mais em ferramentas de videoconferência
- Faça a transição para um escritório sem papel, limitando cada vez mais o uso das impressoras
- Implemente um programa de trabalho flexível em que seu funcionário não precise estar no escritório todos os dias
São ações simples, que vão gerar economia no seu negócio e uma economia muito maior dos nossos recursos naturais!
Seja uma empresa que apoia o home office
E se todos os seus funcionários trabalharem em casa pelo menos um dia por semana? Isso representa uma redução de 20% nas emissões de CO2 relacionadas ao deslocamento. Dois dias ou mais? É só fazer as contas!
O compromisso de ser um negócio sustentável precisa estar na estratégia da sua empresa para o mais rápido possível, e ter uma cultura de trabalho flexível é parte disso.
Obrigar os funcionários a estarem no escritório cinco dias por semana não faz mais sentido em um mundo onde milhares de pessoas estão na rua exigindo medidas para evitar as mudanças climáticas.
A transição pode parecer difícil e você pode ter preocupações com produtividade, bem-estar, cultura, engajamento, gerenciamento, ferramentas e procedimentos.
Mas essas preocupações não devem ser um impedimento. Muitas pesquisas já provaram esse ponto, sua equipe vai continuar produtiva e engajada (muitas vezes até mais do que já é).
A HOM pode ajudar você fornecendo soluções e suporte para a implementação do home office no seu negócio.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.