Se você soubesse que existe uma estratégia de emprego que melhora a retenção, a contratação e a produtividade dos funcionários das empresas – mas que é ignorada pelos líderes – aposto que você questionaria essa liderança.
É ainda chocante descobrir que as empresas limitam suas oportunidades de crescimento quando ignoram o trabalho remoto.
O CEO da Owl Labs, Frank Weishaupt, diz que teve o prazer de trabalhar com equipes distribuídas por quase toda a carreira. “Compreender as tendências de trabalho remoto é essencial para poder atender nossos clientes”, avalia. A Owl Labs é responsável por publicar anualmente um relatório chamado State of Remote Work.
Ele, enquanto líder de uma empresa, reforça que é preciso afastar preconceitos cultivados em locais de trabalho antigos, pois esse tipo de barreira pode atrapalhar o sucesso da sua empresa a longo prazo.
As pessoas preferem ganhar menos e ter flexibilidade
A batalha pelos melhores talentos é difícil. Criar um pacote de benefícios atraente que se destaca entre o seu setor tem sido uma estratégia comprovada, mas você já incluiu oportunidades de trabalho remoto entre seus benefícios?
Qualquer empresa pode oferecer cerveja ou lanches ilimitados aos funcionários, mas os benefícios que ajudam os colaboradores a prosperar fora do trabalho são muito mais atraentes.
Se você oferecer trabalho remoto entre o seu pacote de benefícios, provavelmente encontrará resultados favoráveis ao se deparar com outros empregadores do seu setor.
Quem tem a possibilidade de trabalho remoto, troca menos de emprego
A contratação é custa dinheiro e não há nada pior do que perder um funcionário antes de ver o resultado do seu investimento. O trabalho remoto está provando ser uma técnica eficaz para melhorar a retenção de funcionários. Por que isso acontece? Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a principal razão pela qual as pessoas escolhem trabalhar remotamente.
A gente sabe que retenção é um ponto complicado nas empresas. Manter os funcionários de alto desempenho envolvidos, desafiados e felizes no trabalho é uma tarefa que exige dedicação. Mas se você criar um ambiente no qual eles possam equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, eles serão mais felizes e produtivos – e menos propensos a deixar sua empresa – a longo prazo.
Quer mais foco e produtividade? Deixe seu colaborador trabalhar onde ele quiser
Esse é um papo que rola com frequência entre os altos executivos. Como vamos conseguir ter colaboradores mais focados e mais produtivos? Resposta: permitindo que as pessoas escolham seu local de trabalho.
Isso parece uma contradição para muitos líderes, especialmente para aqueles que ainda acreditam que o método mais eficiente é sentar na cadeira do escritório e não levantar enquanto a tarefa não estiver concluída.
Mas isso não é mais verdade. Muitas pessoas fazem o melhor do trabalho na mesa do café, logo que acordam. Outras no conforto do home office, durante a tarde. A produtividade é diferente para cada pessoa.
Os números da pesquisa que citamos acima (State of Remote Work), mostra que funcionários remotos acabam inclusive trabalhando mais do que quem está no escritório.
Tem dúvidas?
Se você tem dúvidas, é só fazer uma busca rápida. Essa e outras pesquisas mostram a mesma coisa. É preciso deixar ir e deixar as pessoas trabalharem quando e onde for melhor para elas – não para os líderes.
Bom, agora que você já tem mais dados sobre essa estratégia que melhora a retenção, a contratação e a produtividade dos funcionários das empresas, vai continuar ignorando?
Se quiser ajudar para fazer a transição e implementação desse modelo, converse com a gente! Somos especialistas nisso.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.