Todo dia alguém faz home office pela primeira vez! E esse nosso post de hoje é pra quem é novo no home office e não sabe muito bem o que fazer.
Bom, muitas pesquisas já indicaram que trabalhar em casa torna você mais produtivo, além claro, de evitar o deslocamento diário até o escritório e poupar um bom tempo da sua vida. Por essas ( e outras) razões, o home office está se tornando cada vez mais popular.
DICAS PARA QUEM É NOVO NO HOME OFFICE
Mas, antes de ficar muito empolgado com suas novas oportunidades remotas, você precisa ficar de olho para não cair em algumas armadilhas! Vamos lá, a gente vai listar as principais por aqui para quem é novo no home office:
SOLIDÃO
Trabalhar em casa normalmente significa trabalhar sozinho. No começo, isso pode parecer libertador – especialmente se você estiver cansado de seus colegas de trabalho interrompendo seu trabalho no escritório. Mascom o tempo isso pode prejudicar você. É importante que você tenha alguma maneira de compensar esse isolamento. Felizmente, existem muitas opções para escolher, incluindo trabalhar em um espaço de coworking, trabalhar em um café local ou simplesmente passar mais tempo fora do horário de trabalho, interagindo com pessoas do mundo real.
DISTRAÇÕES
Sua casa é provavelmente um ambiente mais confortável do que o escritório, mas isso também é um perigo enorme: existem mais distrações! Se seus filhos estão por aí a maior parte do dia, eles podem freqüentementeafastá-lo de suas tarefas. Se você tem uma TV de tela grande na mesma sala em que está trabalhando, pode ser tentador deixa-la ligada com algum ruído de fundo, o que pode roubar rapidamente sua atenção. Para combater isso, você pode criar seu próprio escritório em casa e deixar ele o mais isolado possível.
FALTA DE LIMITES
Depois de um tempo, trabalhar em casa pode confundir as linhas entre sua vida pessoal e profissional, especialmente se você não tiver um escritório bem delimitado. Seu trabalho e ambientes domésticos serão praticamente os mesmos, sem nada muito expressivo(como o deslocamento) para separar os dois. Isso pode complicar a sua capacidade de manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fazendo com que você trabalhe horas extras sem perceber ou impedindo que você possa realmente relaxar em sua própria casa. Traçar limites, físicos e mentais, pode ajudar.
ESTRESSE NO RELACIONAMENTO
Se você mora com outro parceiro ou cônjuge, trabalhar em casa pode causar estresse no relacionamento. Os hábitos desordenados do seu parceiro podem dificultar o seu trabalho, e se eles o distraem durante o dia de trabalho, isso pode gerar ressentimento. Ser proativo aqui é útil; fale sobre suas necessidades de forma clara e deliberada, e reconheça se e quando seu parceiro cruzar uma linha que interfira com sua capacidade de trabalhar de forma produtiva.
DESORGANIZAÇÃO
Sem alguém conferindo seu trabalho ou outros colegas para ajudá-lo a manter um senso de consistência de rotina, as coisas podem ficar desorganizadas. Isso não é um problema para todo mundo que começa home office; algumas pessoas são naturalmente organizadas e disciplinadas. No entanto, outros são mais propensos a perder o controle de suas listas de tarefas, administrar mal seu tempo e experimentar outros obstáculos organizacionais que dificultam a manutenção da produtividade. Fique atento para entender rapidamente qual é o seu perfil e agir antes que seja tarde.
EXPECTATIVAS DO EMPREGADOR
Essa funciona especialmente se você fizer parte de uma empresa ou um time maior, com um gerente/supervisor. Você precisa saber o que pode ou não ser feito. Você está autorizado a fazer pausas a seu critério? Você pode começar um pouco mais tarde, se isso significar trabalhar até mais tarde também? Quanto você deve produzir todos os dias? Faça questão de esclarecer essas coisas. Fazer suposições raramente é uma boa ideia.
Trabalhar em casa é certamente um passo em direção a mais liberdade e felicidade no trabalho, mas também pode ser um ambiente perigoso. Para ser bem-sucedido como funcionário remoto, você precisa estar ciente dos prós e contras do acordo e ter um plano para lidar com as desvantagens e os desafios do home office. Nenhum arranjo profissional é perfeito; sempre haverá forças e fraquezas para lidar, e trabalhar em casa não é exceção.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.