Com a evolução do trabalho remoto, muitas empresas já estão inclusive tornando o processo de seleção 100% online. Equipes de RH estão se especializando nisso. E se você quer conquistar uma vaga remota, também precisa entender como isso funciona e quais características podem ser importantes nesse momento.
Já falamos muito por aqui que nem todo mundo se adapta ao trabalho remoto, especialmente com as formas de comunicação dele. A maneira como você interage com seu gerente e seus colegas de trabalho é completamente diferente, Então, quando você começa a pensar em assumir uma posição remota, é fundamental entrar no processo de entrevista pronto para ter uma conversa honesta sobre como você trabalha e como você pode se adaptar ao ambiente de trabalho remoto.
Seja você um marinheiro de primeira viagem ou um marujo experiente, algumas dicas podem ajudar você nesse processo.
1 – Quais são as três principais habilidades que um candidato precisa ter para funcionar bem fazendo parte de uma equipe remota?
A resposta é: auto-motivação, comunicação clara e habilidades para apresentar o trabalho. É simples entender como essas três coisas funcionam no home office. Você estará sozinho, não terá um chefe ou um superior sentado ao lado verificando seu trabalho. Por isso, precisa lidar bem com a sua motivação. Estando em casa, a comunicação é sua ferramenta principal de contato com seus colegas e clientes, portanto, precisa ser muito eficiente. E você precisa ser claro e ter muito domínio sobre o trabalho que está sendo feito, para que toda a equipe entenda e acompanhe o processo com clareza.
2 – Quais são os maiores indicadores de que um candidato é ou provavelmente não será bem-sucedido como parte de uma equipe remota?
O trabalho remoto requer uma atitude proativa e facilitadora em relação a comunicação. O funcionário precisa estar disposto a resolver qualquer tipo de problema, buscando a melhor comunicação possível, inclusive para resolver conflitos. Se isso for uma dificuldade, talvez o trabalho remoto não seja a melhor opção.
3 – O que mais os candidatos remotos devem considerar antes da entrevista?
Para uma entrevista remota, é importante saber ser rápido, sem atropelar as palavras, assim como é fundamental saber lidar com algum possível atraso de vídeo, sem perder o foco.
Tente se preparar para problemas técnicos comuns, como ruídos externos, ensaiando mentalmente como você vai lidar com eles, caso ocorram.
A privacidade e a atenção são importantes, por isso, certifique-se de que está se reunindo em um local onde não será perturbado e desative as notificações no telefone ou nos aplicativos em segundo plano para não perder a atenção durante a entrevista.
Comunicação e colaboração são uma via de mão dupla, e você deve usar entrevistas como uma oportunidade para avaliar se seus colegas e sua empresa em potencial estão comprometidos em ajudá-lo a ter sucesso em um papel remoto.
Em algumas empresas você vai encontrar uma rede de funcionários remotos que podem tanto aprender quanto depender de você. Em outros casos, você terá a oportunidade de abrir novos caminhos e assumir um papel ativo para construir uma cultura que de apoio aos funcionários remotos.
Tente se preparar para problemas técnicos comuns com ruído de som ou de fundo, ensaiando mentalmente como você lidaria com eles, o que você pretende dizer e com a comunicação de backup necessária para reconectar ou reprogramar. A privacidade e a atenção são importantes, por isso, certifique-se de que está se reunindo em um local onde não será perturbado e desative as notificações no telefone ou nos aplicativos em segundo plano para não lê-las durante a entrevista.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.