Uma nova pesquisa lançada pela UpWork descobriu que a maioria das empresas está envolvendo equipes remotas, mas mais de metade ainda não possui uma política de trabalho remota.
Trabalho remoto cresce nas empresas: mas sem política de trabalho flexível
O Future Workforce Report 2018 acabou de ser publicado e você pode conferir o relatório na íntegra clicando aqui. A pesquisa envolveu cerca de mil gerentes de empresas e mais de 5 mil funcionários em todo os Estados Unidos. Vamos conferir alguns tópicos abordados no estudo:
Contratar segue sendo um desafio
Não é segredo que o talento ainda é difícil de encontrar. Em algum momento em 2017, quase todos os gerentes de contratação (91%) tinham cargos preenchidos em sua equipe. Em média, as posições permaneceram abertas por 36 dias, até 45 dias para trabalhos de engenharia. Por que a dificuldade? Em grande parte, é porque as habilidades estão mudando.
As demandas para habilidades especializadas estão aumentando e a grande maioria dos entrevistados acredita que as empresas deveriam investir muito mais em retenção de talentos.
Apostar em funcionários remotos
Das mais de mil empresas pesquisadas, 59% já utiliza a força de trabalho remota para conquistar novos talentos. Esse número aumentou 24% de 2017 para 2018. As empresas estão percebendo que precisam ir em busca dos talentos e não o contrário.
O talento flexível proporciona uma vantagem econômica e eficiente tão grande para a empresas que o estudo prevê que a contratação nesse modelo vai aumentar em 168% nos próximos 10 anos.
Políticas de força de trabalho remota
As empresas já sentem confiança nos recursos disponíveis para apoiar o trabalho remoto, mas muitos não possuem uma política formal. 64% dos gerentes de contratação dizem que sua empresa tem os recursos e os processos necessários para gerenciar uma força de trabalho remota, mas a maioria (57%) não possui uma política de trabalho remota definida.
Mas os números são positivos de forma geral. Cerca de metade (45%) dos gerentes de contratação disseram que a política de trabalho de casa da empresa mudou nos últimos cinco anos. Essa facilidade está tornando o processo de encontrar o talento certo mais fácil para as empresas.
O trabalho remoto cresceu?
Mais de metade (55%) dos gerentes de contratação concordam que o trabalho remoto tornou-se mais comum. Nos próximos dez anos, os gerentes de contratação imaginam que 38% de seus empregados permanentes vão trabalhar de forma remota. E em tempo integral.
As empresas estão adotando esse modelo para aumentar a produtividade, a inovação e a velocidade. No relatório, o dobro do número de gerentes de contratação dizem que ser a pessoa mais habilitada para o trabalho é mais importante do que poder trabalhar no mesmo local que o resto do time.
A consultoria da HOM é especialista em criar políticas de trabalho remoto para as empresas, com toda a segurança exigidas pelas leis, normas e boas práticas do mercado, incluindo todas as vantagens e flexibilidade da nova reforma trabalhista.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.