Já ouviu falar sobre Richard Branson? Se você faz parte do mundo do empreendedorismo, certamente sim. O bilionário britânico é o fundador do Grupo Virgin. Começou a fundar negócios com 15 anos e sabe como ninguém que é preciso se adaptar ao mercado para seguir tendo sucesso. Depois de começar a gravadora Virgin, ele agora investe também na aviação (Virgin Airlines), na hotelaria (Virgin Hotels) ou no setor aeroespacial (Virgin Galactic) e mais uma série de empresas (são cerca de 400 no total).
Introduções feitas, vamos ao que Richard Branson fala sobre trabalho remoto, em um post publicado recentemente no blog da Virgin. E a dica dele para o colegas empreendedores é bem clara: os colaboradores de vocês querem formatos flexíveis.
Razões para apoiar o trabalho remoto
Branson conta que se tornou adepto do trabalho remoto em 2005. Após o nascimento de seu primeiro filho, justamente porque queria passar um dia a mais com a família. Mas assim como muitos outros gestores, ele conta que não sabia quase nada sobre esse assunto, até que precisou. Mas reforçou dizendo que pode passar muito tempo com os filhos em casa porque era ótimo em delegar tarefas e trabalhar em casa.
Um fato curioso é que ele inclusive trabalhou em um barco da família no início da carreira. Enquanto as crianças brincavam pelo chão, ele tocava negócios que seriam de muito sucesso. O resultado disso? Uma família muito próxima e unida, conta Branson.
Mas uma política de trabalho flexível é muito benéfica para as empresas, o bilionário. Embora a lista de vantagens seja infinita, aqui estão as três principais razões pelas quais os empregadores devem apoiar o conceito de trabalho flexível:
1 – A demanda pelo trabalho flexível está aumentando
Pesquisas já mostram que, no Reino Unido, 87% da força de trabalho já está em formato flexível ou deseja estar. Essas estatísticas são igualmente altas nos Estados Unidos e bem significantes no Brasil. Ele explica que os funcionários desejam ter arranjos de trabalho flexíveis por várias razões. A principal delas é ter controle sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
2 – Melhores talentos migram para empresas que oferecem trabalho remoto
Se a maioria dos trabalhadores procura empregos que ofereçam trabalho remoto, as empresas que oferecem esse benefício já estão em vantagem competitiva. Então, se você deseja encontrar, atrair e manter os melhores funcionários, precisa criar flexibilidade de trabalho e flexibilidade na contratação de sua estratégia de talentos. Isso significa deixar claro em seus anúncios de emprego que você está aberto ao trabalho flexível. Algumas grandes empresas de tecnologia já estão fazendo exatamente isso. Em 2017, a Amazon anunciou que contrataria 5 mil funcionários remotos. A Apple também publicou um anúncio de emprego buscando funcionários para posições de trabalho em casa.
Branson destaca que o trabalho flexível não é apenas para funcionários de baixo nível, mas também deve ser oferecido para cargos mais altos. E isso acontece para que os talentos em ascensão tenham empregos flexíveis para progredir.
3 – Reduz os custos e aumenta a produtividade
Ao contrário do que muita gente ainda imagina, dados já provaram que funcionários remotos produzem muito mais do que quem fica o tempo todo no escritório. Inclusive, um dos reitores do MIT, Peter Hirst, conferiu na prática esse benefício ao implementar uma política de trabalho flexível para seus funcionários. Ele disse que este redesenho do trabalho criou funcionários motivados e satisfeitos “que são apaixonados pelo que estão fazendo”.
O trabalho flexível também afeta os custos indiretos e economiza dinheiro das empresas. Isso porque é possível reduzir o espaço dos escritórios, além de reduzir a pegada de carbono.
Branson acrescenta ainda que os benefícios do trabalho flexível são infinitos. E está muito otimista sobre o futuro deste estilo de trabalho. “Mesmo que o ritmo da mudança seja mais lento do que gostaria, o crescimento no número de empregadores com visão de futuro mostra que estamos no caminho certo”, finaliza.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.