As pequenas empresas vêm enfrentando um desafio em comum. De acordo com o relatório 2018 Goldman Sachs 10,000 Small Businesses Summit, 70% das pequenas empresas lutam para competir por talentos e encontrar formas de reter os melhores funcionários do mercado.
Dicas para pequenas empresas terem os melhores talentos do mercado
70% é um número muito alto, mas se você tem um pequeno negócio, sabe que estamos falando da realidade, não é mesmo? Recrutamento de pessoas é algo que pode impedir sua empresa de crescer e ter melhores resultados. Como conseguir competir com grandes players do mercado? A boa notícia é que existem algumas alternativas que ajudam muito a reter talentos. Vamos listar aqui quatro dicas:
1 – Ofereça flexibilidade de horários e trabalho remoto
Já mostramos várias vezes que esses são fatores que diminuem em até 25% o turnover das empresas. Acontece que nas empresas grandes, ainda é mais difícil conseguir implementar rapidamente uma política de home office. Na sua empresa pequena é muito mais fácil gerenciar esse tipo de flexibilidade. Seu funcionário vai ficar mais feliz e vai pensar muitas vezes antes de trocar sua empresa por uma grande que não oferece nenhum tipo de flexibilidade.
2 – Oportunidade de promoção
A promessa de avançar na carreira é uma tentação convincente para novas contratações e funcionários atuais. O status mais elevado, os novos desafios e o aumento do salário são atraentes, especialmente para o talento de alto nível que as pequenas empresas estão buscando. Se você quiser atrair – e manter – funcionários qualificados, você precisar criar oportunidades para que eles possam crescer junto com o seu negócio. Mesmo que você não possa oferecer um salário astronômico, não perca a esperança! Você pode conquistá-los com outros benefícios.
3 – Criar uma cultura corporativa positiva
Um colaborador acaba passando muito tempo do dia envolvido com a empresa. Mas em empresas com uma cultura tóxica e negativa, é difícil que os funcionários consigam ficar por muito tempo. O estresse e a falta de vontade tomam conta quando não é legal trabalhar em algum lugar. Por isso, para manter os melhores talentos, garanta que a energia da sua equipe esteja sempre alta.
4 – Trate bem seus funcionários
As pessoas costumam dizer: negócios são negócios, não é nada pessoal. E é isso que faz muita gente se sentir apenas um número em grandes corporações. Mas trabalho é sim pessoal. Lidamos com pessoas o dia inteiro. Quando as empresas não conseguem lembrar que os funcionários são pessoas, essas empresas falham.
Se você quiser manter os seus melhores funcionários, é bom começar a demonstrar empatia por eles enquanto seres humanos. Para se conectar e conseguir ser respeitado pela sua equipe, é importante que eles saibam que você se importa com eles.
Seguindo esses passos, você tem mais chances de conquistar bons talentos do mercado e de fazer com que eles se importem com a sua pequena empresa, aumentando as possibilidades de crescimento.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.