Na última década, o número de funcionários trabalhando remotamente aumento mais de 100% em todo o mundo. A maioria de nós já está familiarizado com as mudanças que esse formato vem trazendo. Vendedores, telefonistas, desenvolvedores e muitas outras profissões podem ser feitas de qualquer lugar, que não obrigatoriamente um escritório.
As empresas mais inteligentes já perceberam que podem economizar dinheiro e conquistar os melhores talentos do mercado quando apostam no trabalho remoto. E não estamos falando de equipes 100% home-based. Os times podem ser mistos, alternando dias no escritório e fora dele.
Mas os benefícios não são apenas para as empresas. Muitas pessoas não querem mais viver em grandes capitais, onde estão as melhores oportunidades. O trabalho remoto também permite que os trabalhadores consigam ter uma vida mais calma e tranquila, sem abrir mão do sucesso profissional.
O que aprender para se manter no mercado de trabalho?
Dito isso, é importante destacar que o trabalho remoto não é apenas uma opção bacana ou uma possibilidade de economizar um pouco de dinheiro. Ele está ocupando cada vez mais um lugar padrão, tanto para empregadores quanto para colaboradores. E se você quer garantir seu lugar no mercado de trabalho nos próximos 10 anos, algumas habilidades vão ser fundamentais para que você siga conectado.
1 – Aprenda a usar ferramentas colaborativas
Sua sobrevivência nessa área depende do quanto você está aberto e disposto a aprender novas possibilidades. Coisas básicas como as ferramentas na nuvem do Google devem ser lugar comum.
Também é importante conhecer outras formas de compartilhamento, pelo menos para estar habituado. Cada empresa/time vai escolher uma ferramenta preferida para organizar os projetos, as conversas e até mesmo as conferências. Conheça um pouco de cada uma delas e esteja sempre aberto a conhecer novas ferramentas.
2 – Aprenda a construir relações remotamente
Você precisa saber como começar uma conversa com um estranho à distância, seja por e-mail, chat ou até mesmo por telefone. Em grandes empresas, por exemplo, é bem comum que você não conheça todo seu time pessoalmente.
E não é porque você está tratando de trabalho em um ambiente pouco aconchegante que você precisa ser frio. É importante tentar criar laços e conexões, por mínima que elas sejam, com os parceiros de trabalhos. Tente descobrir quais são os hobbies, se têm família, se vai sair de férias. Pequenas conexões podem abrir muitas portas e facilitar a vida de todo mundo.
3 – Aprenda a gerenciar seu tempo
É simples. Você precisa saber como funciona melhor quando não tem uma supervisão direta ou um horário fixo determinado. Em 10 anos, não ter a obrigação de estar no escritório vai ser muito mais comum e se você não souber gerenciar seu próprio tempo, talvez não tenha mais espaço para você.
Algumas pessoas organizam tarefas com blocos de tempos. Outras precisam de espaços movimentados como coworking e cafés para produzirem bem. Outras ainda gostam de mesclar tarefas domésticas com as do trabalho. Não importa como você vai produzir, mas importa que você saiba como produzir melhor fora do escritório.
4 – Nunca pare de aprender
Parar no tempo talvez seja o pior pesadelo de qualquer profissional. Por melhor que você seja, a evolução chega e é preciso acompanhar. Fique de olho em tudo o que acontece. Tem muito conteúdo bom e gratuito na Internet, para que você pelo menos saiba quais são as tendências e os novos temas da sua área de atuação. A única esperança para se estabelecer no futuro é abraçar a mudança e ser amigo dela!
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.