Empresas inteligentes fazem trabalho remoto. Os avanços na tecnologia e nas novas mentalidades de negócio tornaram possível que cada vez mais pessoas façam parte desse mundo do horário flexível.
Muitas pessoas já trabalham como freelancer e vemos vários exemplos de de ex-profissionais corporativos que acabam ganhando ainda mais dinheiro trabalhando de forma autônoma.
E é de olho nesse rendimento que as empresas optam por incluir o trabalho remoto no formato de trabalho. A razão para essa mudança é que trabalhar remotamente (em qualquer lugar fora do escritório) pode oferecer uma infinidade de benefícios. Para empresas, trabalhar remotamente pode ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e aumentar o bem-estar dos funcionários.
Se você ainda precisa de mais evidências, considere estas quatro razões pelas quais muitas empresas inteligentes fazem trabalho remoto:
1- Colaboradores mais felizes e mais produtivos
Um estudo da TINYpulse demonstrou que os trabalhadores remotos são cada vez mais felizes. Seu trabalho proporciona liberdade e flexibilidade. O estudo também mostrou que os trabalhadores remotos se sentem mais valorizados e que 91% se sente mais produtivo.
2 – Recrutar e reter os melhores talentos
Os profissionais de alto desempenho realizam o trabalho onde quer que estejam. Então oferecer ao seu melhor colaborador a possibilidade de estar perto da família, estimular a criatividade e ser muito produtivo trabalhando remotamente é uma vantagem para as duas partes.
3- Ter colaboradores mais saudáveis
Para funcionários, o trabalho remoto pode melhorar significativamente a saúde pessoal, através de rotinas mais equilibradas. Funcionários remoto têm mais tempo e liberdade para se exercitarem regularmente, fazer refeições mais saudáveis e sofrer menos com o stress do trânsito e deslocamento. Todos esses benefícios são vitais para a saúde física e mental e ajudam os funcionários a serem mais felizes e mais produtivos.
4 – Criar um desempenho geral superior a longo prazo
Muitas empresas de ponta já fizeram a mudança para permitir o trabalho remoto, incluindo Automattic, Mozilla e Toptal. Para a Toptal, os funcionários são reconhecidos pelo trabalho que fazem, e não pelo tempo que ficam sentados no escritório. Para essas empresas, a estratégia de trabalho remoto é mais do que apenas tornar os funcionários felizes. Trata-se de criar uma estratégia sustentável e de longo prazo através de uma cultura coesa e de alto desempenho.
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.