O trabalho remoto deveria ser uma prática padrão. Ao invés disso, é visto como uma vantagem ou privilégio, de acordo com George Mylonas, especialista em psicologia do trabalho. Ele explica que o trabalho remoto já é feito por cerca de ¼ dos trabalhadores australianos.
“O benefício mais significativo para os empregadores é que o trabalho remoto melhora a produtividade, já que as distrações são menores e os funcionários são mais capazes de se concentrar”, disse ele.
Além disso, os funcionários melhoram a forma como se relacionam com o trabalho, tendo mais autonomia como um todo. Inclusive, escolhendo o ambiente, o modo de vestir, a iluminação, a temperatura e até o tipo de ruído de fundo. Isso tudo aumenta a satisfação do colaborados.
Maior liberdade para os colaboradores!
“Para funcionários, o trabalho remoto proporciona mais tempo ter equilíbrio entre o trabalho e as responsabilidades familiares. Além disso, uma vez que os trabalhadores remotos não são submetidos a uma supervisão direta, experimentam sentimentos maiores de liberdade”, explica o psicólogo.
Mas, apesar de todos os indícios mostrarem o aumento da produtividade, o trabalho remoto ainda não é aceito amplamente no ambiente organizacional. Os empregadores ainda se preocupam com o fato de perder o controle sobre os trabalhadores, sem poder supervisioná-los diretamente, dar feedback e entregar avaliações de desempenho.
Trabalho remoto não é privilégio!
A dica do psicólogo é simples. “Concentre-se em gerenciar objetivos e definir metas de desempenho específicas, prazos e diretrizes de comunicação para que os trabalhadores remotos saibam o que se espera”, avalia Mylonas.
Por fim, ele destaca algo muito importante. “Não deve haver diferença entre o gerenciamento de trabalhadores remotos e trabalhadores não-remotos”. Afinal, trabalho remoto não é privilégio!
E você? Já está convencido de que o trabalho remoto pode trazer muitos benefícios para sua empresa? Está pensando em implementar o sistema, nem que seja de forma eventual? A HOM ajuda empresas a implantarem o modelo de trabalho de forma rápida, estruturada e segura. Entre em contato conosco!
*Com informações de HRD Australia
* Esse post faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.