Trabalho remoto é quando os funcionários desempenham funções fora do escritório (também pode ser chamado de teletrabalho). Ao contrário do que muitos pensam, não é uma definição do tipo “tudo ou nada”. Alguns funcionários remotos, como representantes comerciais ou pessoas do telemarketing, estão sim sempre longe do escritório. Gerentes e supervisores frequentemente habitam o escritório, mas também trabalham fora dele. Já alguns funcionários nunca podem sair do escritório (a menos que ele esteja em chamas!).
O modelo tradicional de trabalho está sofrendo ataques severos, principalmente quando temos chamadas remotas em vídeo, terceirização e funcionários trabalhando em cafés.
Então os escritórios estão morrendo? A tentação de trabalhar no seu sofá é forte demais para resistir? Pensando nisso, a indústria britânica organizou um painel junto com o jornal The Guardian e a empresa de teleconferência Powwownow, para discutir sobre trabalho remoto. É possível confiar em um funcionário remoto? O que vai acontecer depois dessa mudança? Confira abaixo 10 conclusões desse debate.
1 – Funcionário remotos são menos estressados
Daryl Wilkinson, head de desenvolvimento digital do Nationwide Building Society, diz que tem incentivado o trabalho remoto da sua equipe a fim de trazer o exemplo para o resto da empresa. “Há menos stress e as pessoas se sentam empoderadas para fazer o trabalho da melhor forma possível, para ela e para o cliente.
2 – Funcionários remotos são bem conectados
Smartphones e redes sociais provam que você não precisa estar perto de ninguém para poder se comunicar. Novos formatos de negócios como administração remota, gerenciamento remoto de projetos e videoconferência tendem a tornar o organização do trabalho remoto ainda mais fácil.
3 – Funcionários remotos custam menos
De acordo com Ian Adams, head de marketing estratégico da Mitie, incentivar diferentes formatos de trabalho permite que a companhia economize com aluguel e outras despesas de escritório.
4 – Ficar ausente é bom
Estamos falando de ausência tipo “longe do escritório”. A habilidade de trabalhar remotamente elimina a necessidade de estar presente fisicamente no escritório o tempo todo, explica Jonathan Swan, pesquisador especializado em equilíbrio entre vida e trabalho.
5 – O novo local de trabalho cria novos empregos
Novas formas de trabalho exigem novas funções nas organizações. É possível ver setores interagindo muito mais e trabalho muito mais próximos, a ponto de termos a criação de novos postos.
6 – Trabalho remoto dá opção de escolha
De acordo com Robert Gorby, diretor de marketing da Powwownow, trabalho remoto precisa trazer a sensação de escolha. “A escolha é muito importante. Não deve haver uma obrigação para o formato de trabalho remoto”.
7 – As empresas aproveitam o benefício de ter funcionários mais felizes
Tente criar um botão soneca para pausar o stress das pessoas no escritório. É impossível. Estamos falando sobre como trabalhar melhor com o “sopro de vida” das pessoas. Elas estarão mais felizes se tiverem mais liberdade.
8 – Funcionários remotos são mais engajados
Sobre esse tópico, Wilkison comentou: “Quando você está trocando tweets com pessoas no seu time tarde da noite, você enxerga que elas não estão apenas fazendo o trabalho, elas estão engajadas de uma forma diferente”.
9 – Locais remotos são melhores que escritórios
Já ouvimos muitas histórias sobre como J.K Rowling escreveu boa parte de Harry Potter em um café inspirador. Agora trabalhadores remotos também podem ter essa sensação. Celia Donne, diretora global de operações da Regus, explica que trabalho flexível não é apenas em casa ou no escritório. Pode ser feito em qualquer lugar próximo que tenha condições equivalentes ou até melhores.
10 – O deslocamento é ruim
Mesmo antes do dia de trabalho começar, funcionários remotos já estão melhor do que os colegas que precisam frequentar o escritório. Pesquisas indicam que o deslocamento traz um índice menor de satisfação com a vida, uma sensação de que as atividades diárias não são tão relevantes, níveis menores de felicidade e maiores de ansiedade. Além disso, evitar o deslocamento também ajuda a diminuir a pegada de carbono.
*Traduzido e adaptado de 10 good reasons why working remotely makes sense, publicado no site TechRepublic
Esse posts faz parte da parceira entre a HOM e o Adoro Home Office.